pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

08.05.17
|
Empreendimento empresarial de Suape espera ganhar 20% de eficiência energética
Fonte: Procel - 05.05.2017
Brasil - Localizado em Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco, o Complexo Industrial Portuário de Suape ocupa área total de 13,5 mil hectares. Instalado em local estratégico do Complexo, o empreendimento Empresarial Porto de Suape - Governador Eduardo Campos é o primeiro edifício da Zona Central de Serviços erguido na região e que abriga o Centro Administrativo de Suape. Inaugurado em novembro de 2015, o edifício é o único da região Norte/Nordeste certificado com o selo Leed Gold e construído de acordo com rígidos padrões de qualidade.

O empreendimento conta com 6.100 m² de área climatizada por meio de um sistema de água gelada. Para atender a demanda de criar uma instalação moderna e eficiente para ser certificada no LEED, a Arclima, responsável pela instalação do sistema de refrigeração do empreendimento, recorreu à Danfoss.

O edifício adotou os conversores de frequência, soft starters e válvulas de balanceamento da multinacional dinamarquesa Danfoss. Os conversores e os soft starters foram instalados no sistema de bombeamento e nas torres de resfriamento, visando otimizar o ponto de funcionamento dos equipamentos e evitar a sobrecarga de partida. As válvulas de balanceamento foram aplicadas nos fancoils e fancoletes para garantir e otimizar a vazão de projeto, independente da flutuação de equipamentos em operação no sistema.

“O sistema composto com essa linha de equipamentos gera ao cliente uma eficiência energética na sua operação, além de aumentar o nível de confiabilidade. Com as válvulas de balanceamento, o sistema fica com suas características de projeto configuradas, independentemente do incremento ou diminuição de equipamentos no sistema, proporcionando uma instalação flexível e confiável. Com essa configuração, o sistema consegue uma eficiência energética de 20% a mais se comparado com os convencionais”, explica Breno Ferreira, engenheiro da Arclima.

Francisco Mota, gerente do empreendimento Empresarial Porto de Suape, acrescenta que o sistema HVAC instalado atende a diversos conceitos para o selo Leed, entre eles a economia de energia. “O sistema é inteligente, podendo desativar um ou dois compressores caso a temperatura de 21° C tenha sido atingida. O custo operacional do HVAC, pela sua eficiência, é mais econômico do que se instalássemos os sistemas comuns (split, self contained entre outros)”, finaliza Mota.

* Assessoria de imprensa Danfoss


  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas