pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

25.11.16
|
Pesquisa desenvolvida na Unoesc disponibiliza energia elétrica gratuita em pontos de ônibus
Fonte: Unoesc - 24.11.2016
Divulgação
Santa Catarina - Uma pesquisa desenvolvida na Unoesc Joaçaba promete facilitar a vida dos acadêmicos, professores, funcionários e demais pessoas que frequentam o campus 1 e o 2 da universidade. O projeto científico, que para desenvolvimento recebeu recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAPE) da Unoesc, oferta energia elétrica gratuita em pontos de transporte público coletivo.

O trabalho, intitulado “Carregadores inteligentes utilizando energia fotovoltaica em locais de embarque e desembarque de passageiros em transporte público de uso coletivo”, foi desenvolvido pelos professores do curso de Engenharia Elétrica, Maxwell Martins de Menezes e Kleyton Hoffmann, além do acadêmico da 9ª fase, Alexandre Pereira, que atuou no projeto como bolsista.

Segundo o professor Maxwell, que também é coordenador de Engenharia Elétrica do campus de Joaçaba, a pesquisa propõe utilizar painéis fotovoltaicos para disponibilizar energia elétrica à comunidade que frequenta o campus 1 e o 2 da Unoesc, de forma gratuita, a partir de uma fonte renovável de energia.

“Apesar da aplicação deste projeto ser em locais urbanos, o mesmo pode ser utilizado como uma solução para locais remotos, onde a energia elétrica não está disponível. Outro ponto é que como os painéis fotovoltaicos utilizam uma fonte de energia considerada renovável, o projeto contribui para a redução de CO² no meio ambiente”, disse o professor sobre os benefícios da pesquisa à sociedade.

O equipamento, que é responsável por captar a energia solar e convertê-la em eletricidade, foi instalado em dois pontos estratégicos e de grande movimento da Unoesc Joaçaba. No campus 1, está localizado no principal ponto de ônibus, em frente ao Bloco Administrativo. Já no campus 2, encontra-se no estacionamento, em frente à parada dos ônibus.

Conforme o professor, a próxima etapa do projeto será a realização de novos estudos, com o intuito de desenvolver equipamentos que possam melhorar a eficiência energética do sistema implementado.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas