pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

04.11.16
|
Multinacional promove solução de eficiência energética para supermercados inteligentes
Fonte: Procel Info - 04.11.2016
Divulgação
Brasil - O consumo de energia é um dos maiores fatores de custo nos supermercados. A ambição com o conceito de Smart Store é, portanto, para permitir lojas inteligentes e com otimização de custos ou até mesmo lojas que forneçam mais energia do que consomem. “Com soluções inteligentes e integradas para compressores, expositores refrigerados, câmaras frigoríficas, HVAC, iluminação e com redes externas podemos oferecer economia de energia de até 50% com as soluções Smart Store”, comenta Henrik Schurmann, vice presidente da Danfoss para o segmento de Food Retail.

O primeiro lugar para começar a procurar por economia de energia é o rack de compressores, que normalmente é responsável por 30% a 50% do consumo de energia da loja. Vários estudos e experimentos mostraram que para atender à demanda de resfriamento os compressores só precisam executar toda velocidade em cerca de 10% do tempo. No restante do tempo, os compressores podem funcionar a uma velocidade inferior e, ainda assim, entregar a carga térmica necessária. Os conversores de frequência e a otimização da pressão de sucção são algumas das medidas postas em jogo para economizar até 30% na conta de energia. Ao adicionar recuperação de calor para o rack, a economia pode ser ainda maior.

“Há um enorme desperdício de energia do rack de compressores, quando apenas cerca de 30% de sua capacidade instalada é realmente usada para refrigeração. Isso deixa um reservatório de energia inexplorado que pode ser usado para o aquecimento da loja, por água quente ou alimentada na rede de energia do distrito local. Nossa solução Smart Store procura explorar o calor excedente por meio da introdução de recuperação de calor. O retorno da economia de energia normalmente paga o investimento em menos de um ano”, diz Schurmann.

Supermercado inteligente poupa energia de dentro e de fora da loja

A solução Smart Store compreende várias características que reduzem significativamente o consumo de energia dos balcões refrigerados e congeladores. “Controles eletrônicos de evaporador e válvulas poupam grande quantidade de energia, uma vez que a injeção de fluidos refrigerantes para os cases individuais e congeladores é medida e aplicada precisamente de acordo com a demanda real a qualquer momento. O recurso é chamado de superaquecimento adaptável e pode potencialmente poupar até 12% na conta de energia”, explica o VP.

O aumento da eficiência energética dentro da loja, no entanto, não é a única maneira de obter economias de custos e soluções ecologicamente corretas. Flexibilidade na demanda de energia - ou a integração de redes inteligentes - também é parte da solução. A variação de carga nos compressores em supermercados pode liberar até 60% a 80% da capacidade de refrigeração em alguns casos.

“A segurança alimentar sempre vem em primeiro lugar quando falamos de redução de carga. É necessário que haja um controle extremamente preciso e confiável de todos os equipamentos de refrigeração para desligar os compressores por qualquer quantidade de tempo que seja. Nossa solução de supermercado inteligente coloca a segurança em primeiro lugar e permite a interação com a rede elétrica para alcançar um equilíbrio perfeito entre o consumo de energia da loja e as demandas da rede”, esclarece o executivo.

Sistemas de CO2 com recuperação de calor são parte do conceito

Refrigeração em supermercado tem sido o centro das atenções do meio ambiente por anos. As taxas de vazamento de até 30% de sistemas de refrigeração dos supermercados representam uma séria ameaça ao clima e por isso foi introduzida uma regulação extremamente rigorosa na Europa e mais recentemente nos EUA para a eliminação do uso de HFCs convencionais. Entre as alternativas de refrigerante, o CO2 está emergindo como uma das soluções mais eficientes e ambientalmente amigáveis.

“No desenvolvimento do conceito Smart Store, tivemos um olhar favorável sobre soluções de CO2 por muitos anos. Enquanto parte da indústria rejeitou o CO2 devido a seus altos níveis de pressão e custos relativamente elevados de investimento, temos buscado nossas atividades de desenvolvimento para provar que o CO2 não é o patinho feio, mas uma alternativa altamente atraente com alta eficiência, especialmente quando combinada com recuperação de calor”, destaca Schurmann.

Até agora, mais de sete mil sistemas transcríticos de CO2 da Danfoss estão operando em supermercados europeus e espera-se que nos próximos anos seja visto um desenvolvimento semelhante nos EUA, após a implementação das novas normas. Além disso, tecnologias inovadoras abrem novas oportunidades para a aplicação de CO2 em climas mais quentes e com eficiências cada vez mais elevadas.

Pensando à frente com big data

O conceito de Big data abre um novo mundo de oportunidades para os varejistas de alimentos para melhorar os fluxos de receita, controlar custos e modificar os modelos de negócios e de entrega. De acordo com um estudo da McKinsey*, os varejistas podem melhorar as margens operacionais em até 60% por meio da mobilização de big data do chão de fábrica para instalações técnicas.

“Com a nossa solução Smart Store, queremos inspirar os supermercadistas a usar big data não só para melhorar a experiência do cliente, mas também para garantir o desempenho ideal das instalações e dos equipamentos da loja. A integração de dados e a conectividade permitem total transparência em todos os locais com oportunidades para referência entre lojas, melhorias contínuas, serviço remoto e manutenção preditiva”, acrescenta o VP da Danfoss.

A coleta e a análise contínua de dados habilita o relatório automático HACCP e a otimização da eficiência energética. A solução Smart Store oferece serviços eletrônicos integrados para aperfeiçoar a operação diária e liberar recursos na loja e na gestão da cadeia.

“A integração eletrônica garante que as economias de energia sejam sustentadas por meio do monitoramento e de otimização constantes. Além disso, oferece uma plataforma altamente confiável para aperfeiçoamento operacional e controle da segurança alimentar em tempo integral. O serviço é remoto e não requer ações no local”, finaliza Henrik Schurmann.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas