pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.11.16
|
Casa do futuro já é realidade na Olimpíada do Conhecimento
Fonte: Portal G1 - 10.11.2016
Divulgação
Brasil - Como medir o QI de uma Casa Inteligente? Isso ainda não é possível mas, na Olimpíada do Conhecimento 2016, seis casas inteligentes vão ser construídas e julgadas esta sexta-feira (11) e domingo (13), no ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Para escolher a melhor, os avaliadores levarão em conta, não só a inteligência da casa, isto é seu nível de tecnologia e modernidade, mas principalmente sua funcionalidade e baixo custo de construção. É o desafio da Casa Popular Inteligente em que as equipes, de oito competidores cada uma, terão que projetar e construir uma residência inteligente para atividades diárias de um casal, visando o conforto, o reaproveitamento e redução do consumo de água.

Uma dessas casas já é realidade e está sendo montada pela equipe do Rio de Janeiro. Segundo o treinador e professor do SENAI Tijuca, Francisco Alberto, o projeto criado pelo grupo faz uso de diferentes recursos construtivos e tecnológicos disponíveis no mercado nacional.

“Nosso projeto foi pensado para ser aproveitado hoje, na realidade atual do mercado da construção”, disse Francisco Alberto.

A casa da equipe do Rio de Janeiro é feita no sistema construtivo light steel framing, que usa perfis de aço galvanizado na estrutura, acabamento interno com placas de gesso acartonado e externo com OSB (oriented strand board), além de preenchimento com lã de vidro. Tudo foi pensado para a perfeita eficiência energética, desde os materiais da construção, revestimentos, até a instalação de célula fotovoltáica capaz de produzir energia e, até, entregar o excedente para a rede elétrica do município.

No Brasil cerca de 300 mil residências são equipadas com tecnologias de casas inteligentes e o interesse por novos produtos e novas tecnologias é crescente. A tendência está em adaptar dispositivos móveis para controlar funções domésticas. Assim como a equipe do Rio de Janeiro fez, eles criaram o monitoramento de segurança por smartphone.

A habitação foi projetada para cadeirante, ou seja, o mobiliário, os acessos e ambientes são estruturados para que o morador possa transitar em sua cadeira com tranquilidade e conforto.

Para o aluno Luiz Peres, estudante de Eletricidade Industrial no SENAI Tijuca, essa é uma oportunidade única e especial de aprender e desenvolver habilidades de trabalho em equipe. O competidor deseja terminar a formação profissional, em seguida cursar técnico em eletrotécnica e seguir nessa carreira. “Essa já é minha profissão e quero continuar aprendendo”, disse Peres, muito ansioso para chegar vitorioso à final.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas