pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

15.02.17
|
Vale Luz Coelba ganha ponto de atendimento no Salvador Shopping
Fonte: Procel Info - 14.02.2017
Bahia - O Vale Luz, projeto da Coelba que permite trocar material reciclável por descontos na conta de energia, ganhou mais um ponto de atendimento. Em parceria com o Salvador Shopping, o novo ponto utiliza energia solar e foi instalado no estacionamento L1 (próximo ao Bompreço), funcionando de segunda a sábado, das 9h às 20h. Além de reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem como objetivo estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem. O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

Inaugurado no último dia sete de fevereiro, o novo ponto de atendimento está aberto aos clientes já participantes e àqueles que desejem participar. Para isso, basta comparecer ao local com RG, a conta de energia e o material que será reciclado. A energia utilizada para o funcionamento do contêiner – sistema de iluminação, ar condicionado e equipamentos de pesagem - é gerada através de 14 placas solares fotovoltaicas instaladas na parte superior. Com capacidade de geração de 485 kWh/mês (quilowatt/hora mês), o sistema solar tem potência total de 3,64 kWp (quilowatt/pico).

São aceitos para reciclagem metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária). Alguns cuidados devem ser tomados no momento da entrega dos resíduos. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. O material recolhido no novo ponto do Salvador Shopping será encaminhado à Camapet – cooperativa de coleta seletiva com sede no bairro de Massaranduba.

Balanço – O projeto Vale Luz visa estimular a cidadania e o respeito ao meio ambiente e está ancorado na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável. Funcionando, também, através de caminhões itinerantes em 27 bairros de Salvador e Litoral Norte, o projeto concedeu em 2016 mais de R$ 55 mil em descontos na fatura de energia de aproximadamente mil famílias. Foram recolhidas 192 toneladas de materiais recicláveis que foram trocados por descontos na fatura e deixaram de ser depositados no meio ambiente, minimizando, assim, os impactos negativos dos resíduos. Esse número representa mais que o dobro da quantidade coletada em 2015 (87 t), reflexo do aumento de clientes que duplicou ao longo do ano.

Parceria sustentável – A Coelba e o Salvador Shopping são parceiros em diversas ações voltadas para a sustentabilidade, a exemplo da ação realizada para marcar o Dia Mundial da Eficiência Energética (5/3) em 2016. Durante uma semana, os frequentadores do centro de compras receberam informações sobre o uso consciente de equipamentos elétricos e lâmpadas econômicas. Outra ação foi o projeto Troca Econômica, que ganhou um espaço especial no Salvador Shopping para estímulo à substituição de equipamentos como geladeira, ar-condiconado e máquina de lavar, usados por outros novos, mais eficientes e econômicos visado promover o uso racional da energia.

A nova parceria do Salvador Shopping com a Coelba no projeto Vale Luz reforça o conceito ecologicamente responsável que é marca do empreendimento desde a sua inauguração. Prestes a completar 10 anos, o centro de compras acumula três premiações da International Council of Shopping Centers (ICSC) pelo reconhecimento de práticas sustentáveis como a não utilização de madeira na estrutura da construção, uso de sistema de esgoto a vácuo, aproveitamento de água das chuvas e presença de claraboias de vidro que permitem iluminação natural. Também vale mencionar as ações de coleta seletiva de resíduos e lixo eletrônico, que já beneficiou mais de 100 famílias com a doação de quase quatro mil toneladas de material para reciclagem, entre papel, plástico, vidro e metal.

* Com informações da Coelba
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas