pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

25.01.17
|
Workshop reúne interessados em eficiência energética
Fonte: Procel Info - 24.01.2017
Divulgação
Santa Catarina - O III Workshop PEE Celesc, realizado para esclarecer dúvidas sobre a Chamada Pública para seleção de projetos de eficiência energética, reuniu 130 interessados, entre profissionais do Setor Público, de centros de pesquisa e de empresas ligadas ao setor de Energia.

No evento, esses participantes puderam esclarecer dúvidas sobre a regulamentação do Programa com base nas diretrizes da agência reguladora (Aneel) e as regras dessa Chamada Pública: “Um destaque importante a ser considerado sempre pelos proponentes são os procedimentos de medição e verificação de resultados dos projetos”, diz o engenheiro da Divisão de Eficiência Energética (DVEE), Arthur Laureano Rangel.

A Chamada Pública PEE Celesc 001/2016 destina R$ 10 milhões para desenvolvimento de projetos de eficiência energética em residências, indústrias, prédios públicos, estabelecimentos comerciais ou de serviços, na área rural ou na iluminação pública. O prazo para submissão de propostas termina em 24/02/2017. O edital com as regras da Chamada Pública estão disponíveis neste link.

EFICIÊNCIA – Durante o evento, dois projetos aprovados em Chamadas anteriores foram mostrados: o Cidade +Eficiente do DETRANS/Joinville e o Educação +Eficiente da UnoChapecó.

Com o projeto Cidade +Eficiente, o Departamento de Trânsito de Joinville promoveu eficientização energética do sistema semafórico do município com a substituição de 4.253 lâmpadas tradicionais por 1.456 conjuntos de lâmpadas LED. A economia anual de energia gerada por este projeto equivale ao consumo de 5,6 mil residências em um mês; representando a redução da emissão de 140,1 toneladas de CO2 na atmosfera ou o plantio de 841 árvores.

A UnoChapecó, por sua vez, conseguiu viabilizar a adoção das lâmpadas LED em ambientes administrativos e salas de aula. A instituição obteve uma redução de 21,7% no consumo de energia de seus dois campis, o que representa uma economia de mais de R$ 24 mil por mês para a universidade.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas