pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

11.11.16
|
Por que mais empresas têm investido em energia solar, por Flavio Maluf
Fonte: Exame.com - 09.11.2016
Brasil - São vários os fatores que levam as grandes empresas ampliarem a linha de investimentos e buscarem soluções de energia limpa. As pessoas estão habituadas a ver companhias como a Apple a oferecem soluções tecnológicas como smartphones, softwares e não como fornecedora de energia, conforme reporta o presidente da Eucatex, Flavio Maluf.

A Apple passou a investir em energia renovável em agosto deste ano, quando obteve a autorização para negociar a energia gerada de uma usina solar situada no estado da Califórnia, que foi comprada pela companhia em 2015. Flavio Maluf destaca que esta não é a primeira vez que a empresa investe em energia renovável e a intenção é tornar as operações internas apenas com energia vinda de fontes renováveis.

Uma de suas concorrentes, a Amazon também anunciou investimentos em energias renováveis. A empresa anunciou recentemente a construção de uma usina de energia eólica no estado do Texas, cuja capacidade de geração será de 253 megawatts no oeste do Texas.

O Google também não ficará para trás nessa tendência, uma vez que já possui um programa de geração de energia solar, a Ivanpah que se uniu à companhia SunPower. A intenção é oferecer painéis fotovoltaicos destinados a captação de luz para a transformação em energia elétrica.

Por que do interesse?

Flavio Maluf cita as palavras de Ash Sharma, analista de energia na IHS Technology: "Nessas grandes corporações, a eletricidade é uma de suas principais despesas e manter esse custo a um preço baixo é importante para elas”.

Atualmente, os centros de desenvolvimento e processamento de dados dessas companhias são capazes de consumir grandes quantidades de energia. Além de manter o maquinário, esses centros possuem servidores que funcionam ininterruptamente. Sem contar a necessidade de sistemas de refrigeração para manter a temperatura baixa, algo que gera um custo elevado.

Para o empresário Flavio Maluf, as empresas que forem autossuficientes do ponto de vista energético têm maior competitividade e apresentam um diferencial em relação aos concorrentes. O fato do Google investir em painéis solares tem como objetivo mapear "o potencial solar do planeta". As informações emitidas desses painéis podem disponibilizar dados a respeito de planejamentos futuros de energia.

Futuro da energia solar

É nítido que essas medidas irão contribuir para um barateamento da energia solar em todo o mundo, em especial nos mercados já estruturados como o norte – americano. Um leilão realizado em Abu Dhabi, em setembro ganho por um consórcio sino-japonês gerou uma promessa de construção de uma energia solar capaz de gerar energia por menos de 2,5 centavos de dólar por quilowatt/hora. Trata-se de um valor bem inferior à média de preço da energia gerada por fontes poluentes como o gás e do carvão mineral e que se mostrou a menor oferta de energia solar já feita.

Flavio Maluf ainda destaca a fala de Sharma que acredita na redução expressiva da energia solar ocasionada pelo “boom” da fabricação de painéis solares "A China aumentou de maneira gigantesca sua capacidade de produção e hoje responde por cerca de 80% de todos os painéis solares fabricados no mundo", conclui o analista.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas