pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

17.10.16
|
Projeto de agência da ONU sobre eficiência energética participa de evento na Habitat III
Fonte: Nações Unidas - 17.10.2016

Brasil - A iniciativa brasileira Projeto 3E (Eficiência Energética em Edificações), parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo Mundial para o Ambiente (GEF, na sigla em inglês), participa de um dos eventos paralelos da conferência da ONU sobre habitação e desenvolvimento urbano sustentável, Habitat III, que ocorre em Quito, no Equador, até quinta-feira (20).

O projeto será apresentado durante o evento paralelo “Urban Future”, que tem como foco apresentar iniciativas inovadoras para as cidades inteligentes do futuro.

“A questão urbana é tão ampla, e acho que podemos fazer a diferença ao levar a discussão sobre eficiência energética para a questão das cidades inteligentes”, disse a assessora técnica da iniciativa, Ludmilla Diniz.

A conferência terá a participação de todos os Estados-Membros e partes interessadas, incluindo os parlamentares, organizações da sociedade civil, governos regionais e locais e representantes municipais, profissionais e pesquisadores, além de instituições acadêmicas, fundações, grupos de mulheres e de juventude, entre outros.

A Habitat III é a primeira cúpula das Nações Unidas depois da aprovação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ela oferece a oportunidade de discutir o importante desafio de planejar e gerenciar as cidades para que cumpram sua função de vetores do desenvolvimento sustentável.

“Queremos falar sobre como trazer o conceito de cidades inteligentes para os países em desenvolvimento. Acho que vamos poder trocar experiências, trazer projetos que estão espalhados no mundo inteiro”, disse Ludmilla.

A metade da humanidade, 3,5 bilhões de pessoas, vive hoje nas cidades. Em 2030, quase 60% da população mundial viverá em zonas urbanas e 95% da expansão urbana das próximas décadas ocorrerá nos países em desenvolvimento.

Segundo a ONU, 828 milhões de pessoas vivem em bairros marginais, enquanto as cidades ocupam apenas 3% do planeta, mas representam de 60% a 80% do consumo de energia e 75% das emissões de carbono.

A rápida urbanização está exercendo pressão sobre o abastecimento das águas doce, residuais, do meio de vida e da saúde pública. Mas a densidade relativamente alta das cidades pode atingir um aumento da eficiência e de inovação tecnológica, e ao mesmo tempo reduzir o consumo de recursos e de energia, de acordo com o PNUD.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas