pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

02.01.17
|
IFPI de Floriano substitui quase metade da energia por placas solares
Fonte: Cidade Verde - 29.12.2016

Piauí - Instalado em junho deste ano, o sistema de geração fotovoltaica do Campus Floriano já apresenta resultados econômicos e ambientais. De acordo com a direção do Campus, o sistema já produziu quase 160.000 kWh de energia elétrica, o que representou cerca de 38% do consumo de energia elétrica da instituição no mesmo período.

“Nesses sete meses, o uso do sistema já gerou uma economia, de aproximadamente 54 mil reais, por causa da redução do consumo de energia elétrica da Eletrobras Distribuição Piauí”, afirma o diretor geral do campus, Odimógenes Soares. Ele também ressalta que, além do impacto financeiro, há o impacto ambiental, pois a instalação dos geradores também proporcionou uma redução do lançamento de gás carbônico na atmosfera. “Já reduzimos em quase 110 toneladas a emissão de gás carbônico na atmosfera”, complementa.

Aprovado pela Eletrobras Distribuição Piauí, o sistema utiliza placas solares para a demanda de geração de energia elétrica: são 660 placas instaladas no telhado, que transformam a energia do sol em elétrica e são conectadas à rede de distribuição de energia.

HISTÓRICO

O sistema de geração fotovoltaica foi adquirido pelo campus, no final de 2015, com o apoio da Reitoria do Instituto Federal do Piauí. Foi feito um investimento total de R$ 1,150 milhão, para contratação do projeto, autorização, treinamento, fornecimento e instalação do sistema.

“Quando apoiamos esse projeto, estamos colocando em prática o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Piauí, que inclui a responsabilidade ambiental como uma de nossas metas”, destaca o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima. Ele também ressalta que o investimento gerou uma excelente oportunidade para ações de ensino, pesquisa e extensão no Campus Floriano.

No primeiro semestre deste ano, no período de 22 a 24 de junho, o Campus organizou a III Semana do Meio Ambiente, com o tema energia renovável e seu papel no desenvolvimento sustentável. Na programação, foram realizadas palestras sobre energia solar térmica, eficiência energética e agenda ambiental na administração pública.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas