pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

11.11.16
|
Sanepar e agência alemã disponibilizam documento sobre produção de biogás
Fonte: Agência de Notícias do Paraná - 07.11.2016

Paraná - As principais discussões feitas por especialistas brasileiros e alemães na área de produção de biogás a partir de estações de tratamento de esgoto (ETEs) estão disponíveis no site da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

O documento que reúne os estudos é resultado do 4.º Workshop Internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs, que ocorreu em julho de 2016, em Curitiba. O download pode ser feito pelo link: site.sanepar.com.br/a-sanepar/inovacao/publicacoes

A importância do tema está no fato de o biogás ser uma fonte renovável de energia e seu uso contribuir para minimizar emissões de gases indutores do efeito estufa, vindos do tratamento de esgoto e/ou de lodo.

O uso do biogás também pode reduzir custos na operação de serviços de saneamento, sejam eles associados à energia elétrica ou à gestão de lodos e escumas. “Queremos que cada vez mais sejam encontradas soluções para a melhoria da gestão dos processos de tratamento de esgoto e dos gases de efeito estufa”, diz o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião.

O documento disponível no site da Companhia apresenta casos práticos do uso do biogás, estudos sobre sua eficiência energética, viabilidade econômico-financeira, potencial de produção a partir das ETEs e o contexto do setor de tratamento de esgoto. “A Sanepar tem acompanhado de perto essas discussões e participado fortemente na busca de soluções de menor impacto ambiental para seus processos internos”, afirma o gerente da área de pesquisa da Sanepar, Gustavo Possetti. Segundo ele, o Resumo Técnico é um material relevante para todos os atores do setor de tratamento de esgoto, de gestores a técnicos, e também para os que atuam no setor de energia.

“Discussões e pesquisas são fundamentais para que os serviços de tratamento de esgoto possam operar com maior eficiência energética e de forma mais sustentável. É muito importante que o setor continue pesquisando, discutindo tecnicamente e aplicando estes conhecimentos em seus projetos e nos sistemas de tratamento de esgoto em operação ou a serem implementados”, conta.

INICIATIVA - O 4.º Workshop foi promovido pelo Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás) e pela Sanepar, com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (Abes-PR).

O Probiogás é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, e o governo federal alemão, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

O programa busca ampliar o uso energético do biogás em saneamento básico e em iniciativas agropecuárias e agroindustriais, inserir o biogás e o biometano na matriz energética nacional e, por conseguinte, contribuir para a redução de emissões de gases indutores do efeito estufa.

Os palestrantes principais pelo governo alemão foram Hélinah Moreira (GIZ), Fábio Pressinotti (Dahlem), Klaus Nelting e Niklas Trautmann (Netra), Victor Valente (KfW).

Entre os palestrantes brasileiros, Gustavo Rafael Collere Possetti (Sanepar), Carlos Chernicharo (UFMG), Christoph Platzer (Rotaria do Brasil), Claudio Souza e Emanuel Manfred Brandt (UFMG), Sebastian Rosenfeldt (Rotária do Brasil), André Luis Zeni (Copel) e Elson Costa Gomes (Fundação Parque Tecnológico Itaipu), Luciano Fedalto (CSBioenergia), Ivan Cionek (Vetorlog) e Renato Takahashi (SeMAE - São José do Rio Preto).

A próxima edição do Workshop Internacional deve ocorrer em 2017.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas