pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

17.03.17
|
Brasil e Alemanha celebram cooperação para o desenvolvimento sustentável
Fonte: Procel Info - 16.03.2017
Distrito Federal - Em sete anos, a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre Brasil e Alemanha resultou em 20 projetos com a participação de 54 universidades dos dois países e um total de 5,7 milhões de euros envolvidos. A parceria busca, sobretudo, soluções inovadoras para enfrentar os desafios globais relativos à mudança do clima e à preservação da biodiversidade. Para discutir essas ações, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Cooperação Acadêmica entre Brasil e Alemanha (NoPa), conduzida pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), promoveram nesta quarta-feira (15) uma oficina em Brasília.

"O NoPa estimula a utilização do conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico. Essa parceria e as dezenas de casos de sucesso, ao longo dos anos, mostram como não é preciso ter tanto esforço para se fazer projetos muito concretos que beneficiem a sociedade e a região", afirmou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata.

Entre os projetos de sucesso, encontra-se, por exemplo, o gerenciamento de resíduos sólidos na cidade de Jundiaí (SP), que se concentrou na triagem e na gestão de resíduos para produzir biogás. No âmbito da ação foi inaugurado o "Centro de Pesquisa, Educação e Demonstração na Gestão de Resíduos (CReED Brasil)" para capacitação tecnológica.

"Nosso objetivo é estimular a cooperação entre a ciência e a técnica entre os países em temas como proteção de biodiversidade, manejo de florestas tropicais, energias renováveis e eficiência energética. É a contribuição da ciência para alcançar impactos sustentáveis na cooperação", explicou o diretor do NoPa, Cristoph Büdke.

Assista ao vídeo sobre o NoPa.

* Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas