pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

16.01.17
|
Cuidados garantem economia de energia no uso do ar condicionado
Fonte: RedePress -16.01.2017
Rio Grande do Sul - Nos dias quentes de verão o conforto proporcionado pelo aparelho de ar condicionado é essencial para o bem- estar do ser humano. No entanto, o uso contínuo pode aumentar o valor a ser pago na conta de luz ao final de cada mês. O engenheiro mecânico e associado da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz de Souza, lembra que as recomendações são válidas para quem está pensando em comprar um aparelho de ar condicionado, para quem já comprou e pretende iniciar a instalação e para os que já possuem o equipamento.

Antes de comprar um ar condicionado, é importante verificar se o aparelho possui o Selo Procel de Economia de Energia, que indica aos consumidores qual modelo é mais eficiente e economiza energia. Os modelos que possuem recursos como o “timer”, que permitem a programação e o autodesligamento também são boas opções.

“Atualmente, o modelo de ar condicionado que gera maior economia de energia é o que possui a tecnologia inverter. Esse sistema oferece maior eficiência energética a medida que ajusta o trabalho do compressor conforme a necessidade do ambiente. Aparelho com tecnologia inverter pode reduzir em até 35% o consumo de energia elétrica na comparação com os modelos convencionais”, ressalta Ricardo Vaz de Souza.

Também deve ser levado em conta o dimensionamento correto do ar condicionado, ou seja, avaliando itens como o tamanho da casa, em qual cômodo será instalado e quantas pessoas farão uso. Desta forma, é possível saber a potência ideal para a necessidade do consumidor.

Na hora de instalar o equipamento é preciso observar alguns cuidados importantes para economizar energia elétrica. A unidade externa deve ser colocada em local com boa circulação de ar, sem bloquear as saídas de ar e onde a luz do sol não bata de forma direta. Se a luz solar incidir diretamente, o aparelho vai trabalhar mais e desnecessariamente.

No interior da residência, o ar condicionado deve ser instalado de forma a possibilitar a melhor circulação no ambiente. Se possível, em um local onde o fluxo de ar fique paralelo a maior dimensão do cômodo. Evitando a instalação em cantos de paredes e próximo a móveis e cortinas já é possível economizar energia.

Outra dica é colocar o aparelho no alto, já que o ar frio tende a descer e espalhar-se pelo ambiente, tendo maior eficiência. Conferir se o termostato está regulado de forma correta, evitando o frio excessivo e mais gastos, também é importante. A variação de um grau pode elevar em até 8% o consumo de energia. Vale lembrar que a temperatura considerada agradável para a maioria das pessoas é de 23ºC a 24ºC.

Quem já possui ar condicionado pode economizar na conta de luz colocando em prática algumas atitudes simples. A limpeza dos filtros, por exemplo, pois quando estão sujos eles impedem a circulação do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. As entradas e saídas também precisam de atenção para não serem obstruídas por pó e sujeira.

Quando o aparelho estiver ligado é importante evitar que o calor entre no ambiente, mantendo portas e janelas bem fechadas. Ao sair do ambiente por tempo prolongado, é preciso desligar o aparelho. Para evitar que o cômodo esquente com o calor do sol é fundamental deixar cortinas e persianas fechadas até mesmo quando o ar não estiver sendo utilizado.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas