pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

25.01.17
|
Sanepar lança livro sobre eficiência energética no saneamento
Fonte: Agência de Notícias do Paraná - 24.01.2017

Paraná - Para comemorar seus 54 anos, a Sanepar lançou o livro Eficiência Energética no Saneamento, que reúne nove artigos selecionados no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS) e no Prêmio Inova Sanepar, ambos sobre o tema do uso inteligente e alternativo de energia. Os autores dos trabalhos selecionados apresentaram suas ideias no Workshop Nacional sobre Eficiência Energética no Saneamento, realizado nesta segunda (23), em Curitiba. Eles receberam as premiações na mesma ocasião.

O evento reuniu mais de 160 interessados no tema. “Nossa preocupação em lançar os prêmios e incentivar a pesquisa está atrelada ao tripé da sustentabilidade, com ganhos nos níveis econômico, ambiental e social”, disse o presidente da companhia, Mounir Chaowiche. “A Sanepar é uma empresa referência no setor de saneamento, sendo uma das que mais investe em inovação tecnológica, na busca de soluções adequadas e eficientes”, afirmou.

SUSTENTÁVEIS – Chaowiche explicou que a intenção dos concursos é estimular a pesquisa sobre energia e saneamento e buscar soluções sustentáveis para conservação, racionalização e produção de energia, um dos principais insumos do setor de saneamento.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, os trabalhos selecionados trazem soluções importantes para reduzir custos de energia elétrica, melhorar o aproveitamento de insumos e de resíduos, sugerem opções de controle do uso da energia, entre outros.

“O livro lançado pela Sanepar é fruto do trabalho e da experiência de acadêmicos, cientistas, pesquisadores e de empregados da Sanepar. Inscreveram-se nos prêmios pessoas de todas as regiões do país. Pudemos perceber que nossa preocupação com a sustentabilidade em relação à questão energética foi entendida e permanece muito atual e necessária”, explicou.

O diretor reforçou a importância do trabalho conjunto com as universidades, institutos de pesquisa, fornecedores, empregados, governo e outros órgãos. “As soluções para a sustentabilidade dizem respeito a um futuro melhor para todos e esta premiação e este livro são convites para que possamos permanecer juntos, como parceiros, nessa busca”, disse.

PREMIADOS - Os trabalhos premiados no PSTS, na categoria graduação e especialização, foram: Eficiência energética em bombeamentos de água tratada, de Maiquel Auri Lamb, da Universidade Federal de Santa Maria (1º lugar); Avaliação do potencial de produção de biometano a partir de lemnas: efeito do pré-tratamento, de Bruna Scandolara Magnus – Universidade Federal de Santa Catarina (2º lugar), e Dimensionamento de um biodigestor: aproveitamento de resíduos urbanos para a geração de biogás, de Kelly Borne, da Universidade Federal da Integração Latino Americana (3.º lugar).

Na categoria mestrado e doutorado foram classificadas no PSTS as pesquisas Aproveitamento de biogás e lodo excedente de reatores UASB como fonte de energia renovável em estações de tratamento de esgoto, de André Pereira Rosa, da Universidade Estadual de Minas Gerais (1.º lugar); Purificação de biogás através de cultivo de microalgas em efluentes orgânicos, Bruno Miyawaki, da Universidade Federal do Paraná (2.º lugar) e Método para seleção de bombas funcionando como turbina (BFT) em substituição a válvulas redutoras de pressão, Gustavo Meirelles Lima, da Unicamp (3º lugar).

Os vencedores do Prêmio Inova foram: Automação no controle de perdas, impactos ambientais e eficiência energética em sistemas de abastecimento de água, de Rodrigo Votre (1º lugar), Otimização da macro distribuição do sistema de abastecimento integrado de Curitiba – SAIC, Katia Regina Garcia da Silva (2º lugar) e Uso racional de energia elétrica com a implantação da comissão interna de conservação de energia elétrica, de Vanderlei Gonçalves da Silva (3º lugar).

WORKSHOP – O evento foi aberto com palestra sobre o potencial de economia do Brasil relativo à eficiência energética em sistemas de abastecimento de água, proferida por Rita Cavaleiro de Ferreira, representante da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ.

A palestra seguinte foi sobre os projetos da Sanepar na área de eficiência energética, com Gustavo Rafael Collere Possetti, doutor na área e gerente de pesquisas da Companhia. O evento seguiu com as apresentações dos vencedores do PSTS, concurso de investigação científica dedicado à pesquisa acadêmica, e do Inova, que selecionou apenas trabalhos de empregados da Sanepar.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas