pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

24.11.17
|
Consumo de energia: saiba como economizar
Fonte: Infonet - 21.11.2017
A bandeira tarifária que sinaliza o custo da energia elétrica atingiu em novembro o seu patamar mais alto. Por isso, é importante estar atento ao desperdício e economizar para não ter dor de cabeça no final do mês.

De acordo com o assessor de Comunicação da Energisa, André Brito, o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia e que a população deve se atentar na forma de utilizá-lo. Segundo ele, é necessário que a pessoa tenha um ambiente adequado para abrigar o aparelho. “Um ambiente com portas e janelas fechadas, sem o alcance da luz do sol é o mais indicado. As portas estiverem abertas farão com que o aparelho trabalhe mais para alcançar a mesma temperatura ideal, fazendo com que ele consuma mais energia, já que ele não está sendo utilizado em sua eficiência completa”, explica.

O mesmo caso acontece com a geladeira. Segundo ele, abrir o eletrodoméstico muitas vezes também acarreta no desperdício de energia. “Neste caso, você precisa manter ela ligada 24h, mas atividades como não colocar roupa na parte de trás, não colocá-la em um local onde o sol alcance e não por alimentos quentes dentro farão com que não haja tanto desperdício”, declara.

Ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar

Além do ar-condicionado e da geladeira, outros três aparelhos são indicados como principais consumidores de energia: o ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar. De acordo com André, nos casos do ferro e da máquina de lavar, é recomendado que se junte o máximo de roupas para fazer a utilização dos aparelhos.

Já no caso do chuveiro, ele explica que reduzir o indicador de temperatura é uma das estratégias para evitar o desperdício. “Um chuveiro na posição ‘inverno’ atinge 6200w, já na posição ‘intermediária’ ele vai esquentar da mesma forma e só vai atingir 2200w, então o consumo é reduzido em mais da metade”, detalha.

Aparelhos em stand by

Apesar do pouco consumo, manter os aparelhos desligados mas na tomada (stand by), também afeta na hora de fazer as contas. “Tirar o equipamento da tomada é o mais indicado, é o não desperdício”, afirma. Práticas comuns como deixar o carregador do celular na tomada sem o aparelho também interfere no consumo de energia. “A energia elétrica se transforma em energia térmica, por isso o carregador fica quente, logo ele vai estar consumindo também”, explica.

Selo indicador de consumo

O assessor ainda indica que na hora de comprar os aparelhos domésticos, é importante verificar se ele possui o Selo Procel de Economia de Energia. Através dele é possível saber os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia. “É muito importante que as pessoas escolham eletrodomésticos que tenham o Selo Procel com eficiência A, porque esses são os que consomem menos energia”, informa.

Bandeira tarifária

Dividida em quatro categorias, as bandeiras tarifárias são indicadores de custo com produção de energia elétrica criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Neste mês, o indicador atingiu o patamar 2 da bandeira vermelha, a mais cara dentre todas, com custo de R$ 5,00 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Simulador de consumo

No portal da Energisa o consumidor pode fazer uma simulação para calcular um valor aproximado do seu consumo de energia elétrica (kWh), inserindo os eletrodomésticos que possui em cada cômodo.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas