pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

31.03.17
|
Grupo de Pesquisa inaugura Projeto de Eficiência Energética na Unisul
Fonte: Unisul Hoje - 30.03.2017

Santa Catarina - O Programa de Eficiência Energética da Celesc (PEE) investiu cerca de meio milhão de reais na Unidade Pedra Branca. O recurso destinou-se à substituição de 1.100 lâmpadas fluorescentes por LED e à instalação de placas fotovoltaicas com previsão de 55,02 MWh/ano de energia. A inauguração do Projeto ocorrerá na próxima terça-feira, 4/4, às 14h, no hall do Bloco G.

A Unisul tornou-se a primeira universidade de Santa Catarina a receber subsídios para o sistema fotovoltaico de geração de energia pelo PEE Celesc. O Programa é patrocinado pela Agencia Nacional de Energia (Aneel) e a Celesc contou com dois parceiros para sua implementação na Unisul. O Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis do curso de Engenharia Elétrica (GPEAR), do campus da Grande Florianópolis, coordenado pelo professor doutor João Luiz Alkaim, em parceria com a Graphus Energia e Engie Solar submeteu o projeto em outubro de 2015.

Antes da celebração das 14h, o engenheiro da Graphus Energia, senhor Fábio Antônio Filipini, ministrará palestra, às 9h, no auditório do Bloco G. Ele abordará o Projeto de Eficiência Energética Unisul. “Estes avanços devem gerar uma economia de consumo para a Unisul, em média prévia, de aproximadamente seis mil e quinhentos reais por mês”, projeta o professor João Alkain.

Entre os 35 projetos concorrentes do Estado de Santa Catarina ao subsídio, nove foram contemplados. Ao longo de 2016, o Projeto de Eficientização foi implantado nos blocos F, G e H da unidade Pedra Branca. Toda a estrutura física do projeto foi finalizada em fevereiro de 2017, restando ainda um ano de medições e verificações para então haver a validação total do projeto. “A redução planejada da demanda é de 41,5 kW e a energia a ser economizada de 142,76 MWh/ano. O investimento subsidiado foi de R$ 530.360,64, com uma economia prevista de R$ 88.365,99/ano.

O objetivo do PEE Celesc subsidiado pela Aneel é promover a disseminação dos conceitos e procedimentos referentes à conservação de energia , eficiência energética e otimização energética de equipamentos. Com a popularização dos conceitos de eficientização energética , a ideia é que haja redução do desperdício de energia elétrica , fato que possibilitará a economia na realização de novos investimentos para a expansão do sistema elétrico.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas