pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

30.11.16
|
UE lança projeto 'revolucionário' sobre energia limpa
Fonte: UOL - 30.11.2016
Bélgica - A Comissão Europeia lançou nesta quarta-feira (30) um projeto "revolucionário" que tem como base o incentivo ao uso de energias "limpas" com investimentos de 177 milhões de euros por ano.

Segundo as mais de mil páginas do "Pacote de Inverno", a ideia é criar mais de 900 mil postos de trabalho e dar um impulso à economia do bloco, com um aumento no Produto Interno Bruto de até 1%. As propostas redefinem o mercado elétrico, a forma de cobrança da energia, o papel dos consumidores e aumenta para 30% o objetivo de eficiência energética.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, diz que o plano é "uma simplificação notável das obrigações para os Estados-membros", já que vai unificar as informações sobre o monitoramento e a planificação das ações nacionais para o clima e a energia através de um modelo único definido por Bruxelas e as capitais europeias.

O pacote é um novo passo da UE para implantar o Acordo de Paris sobre o clima, que entrou em vigor no último dia 4, e para começar a cumprir o acordo assinado em Marrakech, durante a COP22, de monitorar o andamento das metas a partir de 2018.

Ainda conforme Sefcovic, o "rascunho" dos planos para o período entre os anos de 2021-2030 será apresentado em 2018 para ser implementado a partir do ano seguinte.

- Agricultura: O plano ainda prevê a limitação do uso de biocombustíveis de primeira geração, provenientes de culturas alimentares, e o incentivo para usar os de segunda geração, mais sustentáveis, produzidos a partir de lixo e de resíduos agrícolas.

"O objetivo é eliminar gradualmente o uso de biocombustível de primeira geração para aumentar os de segunda geração", ressaltou Sefcovic.

Para a biomassa usada para a geração de eletricidade e de calor, serão implantados critérios de sustentabilidade, que incluem a gestão sustentável de florestas e o respeito à biodiversidade.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas