pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

13.02.17
|
Organize a sua geladeira e veja a conta reduzir
Fonte: O Liberal - 13.02.2017

São Paulo - Quando o assunto é economia doméstica, na cozinha, a regra é simples. Uma geladeira organizada permite a conservação adequada dos alimentos, praticidade para o consumidor localizar cada item e controlar as datas do vencimento, além de exercitar a consciência ambiental, já que o refrigerador passará a funcionar com economia de energia. Dentro dessa lógica é importante conhecer as características de cada refrigerador para adequar o produto à realidade da família. Um dos cuidados, na hora da compra, é observar a etiqueta de Eficiência Energética. Confira algumas dicas que são válidas para todos os tipos de geladeira.

Dicas para economizar energia

SELO

Observe sempre as etiquetas de Eficiência Energética, obrigatórias nos aparelhos elétricos. Elas mostram, quanto cada produto gasta de energia para exercer sua função. Os eletrodomésticos que trazem essa etiqueta foram testados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e são classificados de “A” a “E”: os que recebem a primeira letra do alfabeto economizam mais energia, e os que recebem a letra “E” consomem mais. Entre os melhores aparelhos, o Selo Procel sinaliza os mais eficientes energeticamente.

FROST FREE

Os refrigeradores que possuem o selo Procel e contam com o sistema Frost Free, não precisam ser descongeladas, sendo os que mais economizam energia.

ÁGUA

Modelos com dispenser externo para água reduzem a quantidade de vezes em que a geladeira é aberta; um dos principais fatores no quesito economia.

LIMPEZA

Se você não pretende trocar de geladeira, uma maneira de fazer com que ela seja mais econômica é manter o freezer sempre limpo, com pouco gelo.

PORTA

Não abra a geladeira sem necessidade (cada vez que ela é aberta, a temperatura do interior da máquina aumenta e seu compressor precisa trabalhar mais para recuperar o frio).

LOCAL

O refrigerador deve ser instalado em um ambiente seco e bem ventilado, não exposto ao Sol e distante de fontes de calor, como por exemplo: fogões e aquecedores.

VEDAÇÃO

Faça checagens periódicas da borracha de vedação para verificar se está funcionando corretamente, pois a entrada de calor no refrigerador vai gerar um gasto maior de energia.

QUENTES

Não coloque alimentos quentes na geladeira. Se não for possível esperar esfriar por completo, colocar o recipiente na parte inferior dela.

Armazenando os alimentos:

* Carnes, aves e peixes que não serão consumidos de imediato devem ser armazenados diretamente no freezer;

* Produtos com prazo de validade curto, como manteiga, requeijão e queijos, devem ficar em compartimento fechado, na parte superior às prateleiras, perto do freezer, pois neles a temperatura é mais estável;

* Leites e receitas prontas à base de leite ou creme de leite devem ser mantidas nas prateleiras superiores para conservar;

* Sobras de refeições prontas e carnes cruas não congeladas (embaladas ou em recipientes fechados) podem ficar nas prateleiras intermediárias;

* As frutas e legumes podem ser guardadas na gaveta, embalados em filme plástico com furinhos, para os itens poderem ‘respirar’;

* Bebidas podem ser colocadas na porta, local que sofre mais oscilação de temperatura.

* Fonte: Continental

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas