pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

29.09.17
|
Scheider Eletric desenvolve projeto de eficiência energética para a Docapesca
Fonte: AnteProjectos - 29.09.2017
A Schneider Electric™, especialista global em gestão de energia e automação, foi o parceiro selecionado pela Docapesca para desenvolver uma solução integrada de software para promover a eficiência energética junto das principais lotas das seis Direções de Portos de Pesca e Lotas onde desenvolve a sua atividade.

A Docapesca, por ter entre as suas premissas estratégicas a promoção da sustentabilidade ambiental, através da implementação de boas práticas e da introdução de novas tecnologias que permitam a redução dos consumos de energia, firmou uma parceria com a Schneider Electric, tendo como principal objetivo o acesso remoto aos consumos de energia das diversas instalações. Para tal, a recolha e tratamento de dados de consumo dos analisadores de energia instalados nos locais são fatores fundamentais.

A solução implementada permite traçar os perfis energéticos de carga e consumo em contínuo, de modo a alocar os respetivos custos a cada setor e tomar ações corretivas com vista a uma melhor exploração e manutenção dos equipamentos e instalações. Pretende-se, igualmente, seguir a evolução de medidas de eficiência energética a implementar, e com isto otimizar consumos, de acordo com os diversos regimes de utilização.

Rui Queiroga, Buildings VP da Schneider Electric, considera que a Docapesca, “além de ser uma empresa âncora no setor empresarial do Estado”, é determinante “para a inovação, crescimento e garantia de excelência do pescado nacional”. Para este responsável, trata-se de “um projeto do qual nos orgulhamos, uma vez que conseguimos contribuir para uma melhor operacionalização do sistema de gestão global e integrada de energia das várias instalações da Docapesca”.

As soluções apresentadas pela Schneider Electric atendem às necessidades da Docapesca, por via da implementação de ferramentas de software, otimizando, assim, todo o sistema de gestão de energia. Como resultado, foi implementada uma solução ampla e segura, que promoveu a redução de custos e aumentou a eficiência energética em todo o processo.

Para Tito Alexandre Rodrigues, da Direção de Insfraestruturas e Manutenção da Docapesca, o facto da Schneider Electric “ser uma empresa de referência no mercado, na implementação e no desenvolvimento de soluções de energia e automação” foi um dos critérios que mereceu maior atenção para a sua escolha como parceiro, bem como a solução apresentada, “mais completa, tendo em conta o objetivo traçado para o cumprimento das metas de redução dos consumos energéticos”.

Outra das caraterísticas chave do projeto foi a implementação de um sistema de visualização on-line que utiliza painéis de energia dinâmica para exibir informações operacionais e de consumo. Através de gráficos, tabelas e widgets, os sistemas de automação e controle oferecem uma contribuição mais eficaz para a eficiência energética global dos edifícios a longo prazo.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas