pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.11.16
|
Diretor da FIERN defende inovação industrial em Workshop sobre Cidades Inteligentes
Fonte: No Minuto - 19.11.2016
Divulgação/FIERN
Rio Grande do Norte - O diretor da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, representou o Sistema FIERN no III Workshop sobre Cidades Inteligentes, realizado no Instituto Metrópole Digital (IMD) nesta sexta-feira (18). Djalma foi um dos palestrantes do Painel “Ecossistema de Inovação de Natal e Região Metropolitana”, mediado por Álvaro de Oliveira, professor e pesquisador da UFRN & Aalto University (Finlândia).

Djalma defendeu o fortalecimento dos ecossistemas da inovação tecnológica no setor empresarial para o desenvolvimento da indústria potiguar e da economia do Estado. “Hoje 97% da base industrial do RN é de micro e pequenas empresas. O desafio é trazer o conhecimento e gerar um ambiente da inovação para essa indústria e mudar a mentalidade hoje existente do imediatismo, e trabalhar o investimento em resultados de longo prazo”, afirma.

Durante a palestra ele apresentou iniciativas e projetos de inovação ofertados no âmbito do Sistema FIERN aos empresários, como o Inova Global, Inova Talentos, Grand Prix de Inovação, Edital SESI SENAI de Inovação, MBA e o Prêmio Nacional de Inovação, entre outros, além de projetos futuros como a criação do Potipark, do ISI Energias Renováveis que devem ampliar a atuação a partir de 2017.

“Estamos trabalhando no sentido de atualizar, aproximar, promover o intercâmbio entre as lideranças empresariais de forma a inovar e aumentar a competitividade do seu negócios e desta forma, a indústria potiguar se prepara para poder acompanhar essa realidade das Cidades Inteligentes”, afirma.

A terceira edição do WCID 2016 reuniu pesquisadores, profissionais e gestores públicos e privados para discutir e compartilhar avanços tecnológicos, aplicações, estratégias de governança e soluções para as cidades, contemplando áreas como educação, saúde, segurança pública, transporte, energia, monitoramento ambiental, desenvolvimento sustentável.

O diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, ressaltou que a tecnologia de informação é a estratégia para a inovação e o desenvolvimento econômico e social do Estado. E neste contexto, ele abordou o papel do Instituto com a palestra "Instituto Metrópole Digital: inovação, tecnologia e inclusão".

A fusão dessas tecnologias e a interação com os domínios físico, digital e biológico caracterizam a quarta revolução industrial e a torna diferente das anteriores, explica Ivonildo Rêgo, ao citar o uso de inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, biotecnologia, impressão em 3D, internet das coisas e computação quântica nas diversas atividades econômicas, acadêmicas e até do cotidiano das pessoas. "Estamos caminhando para uma gigantesca alteração na forma em que nós vivemos, trabalhamos e nos relacionamos pelo uso dessas novas tecnologias", frisa o diretor do IMD.

Por videoconferência, José Augusto Almeida Mota destacou o case da empresa Lightenjin, em Águeda (Portugal), uma das primeiras da Europa em iluminação inteligente no conceito de cidades inteligentes. A empresa atua no desenvolvimento de sistemas eletrônicos em iluminação de LED para diversos segmentos, como hotelaria, varejo, escritório e eficiência energética. Mota enfatiza a chamada tríplice hélice (indústria, autarquia e sistema científico e tecnológico) que permite a interação para transferência de tecnologia e criar soluções mais inovadoras.

O diretor da Engineering Brasil, Marcos Aurélio Oliveira, também apresentou a atuação do grupo italiano com ampla experiência em criação e estruturação de redes inteligentes, com apoio técnico à empresas e governos, que integram as smart cities. "Tornar otimizado e integrado todos os sistemas educação, transportes, agricultura, construção inteligentes", afirma.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas