pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

07.07.17
|
Estratégia do NBD
Há poucos dias, o Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), composto pelos ministros de Finanças do Brics, aprovou a Estratégia Geral da instituição para 2017-2021. O documento está disponível na íntegra em www.ndb.int.

No próximo quinquênio, o NBD pretende aprovar pelo menos US$ 32 bilhões em empréstimos, incluindo 15 projetos em 2017, e subindo para 50 em 2021. Num cenário mais ambicioso, o NBD poderá aprovar cerca de US$ 45 bilhões nesse período, chegando a 75 projetos em 2021. Já é um volume significativo para um banco que terá completado apenas seis anos no final do período coberto pela Estratégia.

Esses cenários não constituem, entretanto, o aspecto mais importante. A ideia força, que perpassa toda a Estratégia, é a de que estamos criando uma instituição multilateral nova, que possa honrar o próprio nome. Temos, sim, muito de positivo a aprender com os bancos multilaterais de desenvolvimento mais antigos, como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Asiático de Desenvolvimento. Mas, cabe a pergunta: o Brics teria se dado ao trabalho e à despesa de criar um novo banco de desenvolvimento se estivesse satisfeito com os existentes?

A Estratégia adota, implicitamente, um princípio taoista: “Conceitos só existem como contrastes”. Não é possível explicar os planos de uma nova instituição de forma viva sem contrastá-los com realidades existentes.

O que há de novo então no Novo Banco de Desenvolvimento? Alguns exemplos, começando pelo mais importante: o foco em infraestrutura sustentável. Cerca de dois terços dos empréstimos que aprovaremos no período 2017-2021 serão nessa área. Essa é a meta quantitativa central da Estratégia. Infraestrutura sustentável é definida, de forma ampla, como aquela que incorpora critérios de sustentabilidade desde a concepção até a operação — critérios não só econômico-financeiros, mas também sociais e ambientais.

Mesmo nos projetos de infraestrutura tradicional, o NBD aplicará requerimentos sociais e ambientais para controlar efeitos negativos sobre grupos sociais ou o meio ambiente. A diferença é que os projetos de infraestrutura sustentável apoiados pelo NBD irão além da mera mitigação de efeitos colaterais. O seu objetivo central será produzir impactos positivos em termos sociais e ambientais. Para tal, o banco centrará esforços em setores como energia renovável — por exemplo, solar, eólica, pequenas hidroelétricas — eficiência energética, transporte limpo, mobilidade urbana, saneamento e gestão de recursos hídricos e de rejeitos sólidos.

A Estratégia projeta, assim, um banco do século XXI, voltado para ajudar os países membros a enfrentar alguns dos desafios do nosso tempo, entre eles o desenvolvimento inclusivo e a preservação do planeta.

O NBD também será verde do lado do funding. A nossa primeira captação no mercado já foi por meio de um bônus verde, o que significa que os recursos dele derivados devem ser aplicados, obrigatoriamente, em projetos considerados verdes por padrões internacionais. A Estratégia pontua que o NBD continuará explorando as oportunidades de obter fundos com a emissão de títulos e outros mecanismos de financiamento ligados à proteção do meio ambiente.

Verde do lado do ativo, verde do lado do passivo, o NBD estará inserido na defesa do nosso planeta.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas