pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

07.11.16
|
Diálogo Brasil-Alemanha debate eficiência energética na cidade do futuro
Fonte: DWIH - 04.11.2016
São Paulo - O aumento da eficiência no uso de energia elétrica, o melhor aproveitamento das possibilidades de geração distribuída nas cidades e a ampliação do acesso à energia serão os tópicos principais da palestra do professor Gilberto Jannuzzi, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (FEM/Unicamp), no painel Energia para o Desenvolvimento Sustentável, no 5º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação, em 29 e 30 de novembro, em São Paulo.

“Especialmente nas cidades de países em desenvolvimento, como no caso do Brasil, uma parcela da população não tem acesso à rede de distribuição de energia ou tem conexão muito precária”, diz Jannuzzi. “A ideia é disponibilizar infraestrutura, tecnologias mais eficientes e redes inteligentes, também conhecidas como smart grids, para tornar o próprio consumidor um agente da produção de energia com participação ativa no sistema energético”.

Para o pesquisador, é necessário criar novos modelos de negócio compatíveis com essa evolução dos serviços de energia, que possam trazer benefícios na direção de tornar as cidades mais sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental como do socioeconômico, com acesso mais barato à energia gerada a partir de alternativas tecnológicas.

“O modelo atual de fornecimento de energia por concessionárias deve ser revisado para que se possa ‘destravar’ a disseminação e as oportunidades de novas tecnologias”, explica. “Uma das vantagens sociais dessas tecnologias é a geração de renda de maneira descentralizada, uma tendência forte da economia compartilhada, de baixo carbono, que agrega agentes de produção de energia”.

Um desdobramento da participação do grupo do professor Jannuzzi em edições anteriores do Diálogo Brasil-Alemanha – que acontece anualmente desde 2012 – foi a colaboração em pesquisa nos dois países com a participação de alunos de pós-graduação na FEM/Unicamp e na Technische Universität München (Universidade Técnica de Munique – TUM). A pesquisa e a colaboração em andamento envolvem a avaliação de diferentes sistemas de armazenamento de energia que possam ser combinados com a geração solar em edifícios.

Cidades do futuro

Com o tema central A Cidade do Amanhã – enfrentando desafios urbanos e oportunidades, o 5º Diálogo Brasil-Alemanha vai tratar de planejamento urbano, governança e meio ambiente, com foco no uso e tratamento da água, eficiência energética e mobilidade, entre outros temas. O objetivo é estimular a cooperação entre o Ministério das Cidades do Brasil e o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) da Alemanha; promover o diálogo e identificar oportunidades de colaboração entre cientistas alemães e brasileiros; e contribuir para uma estratégia de urbanização sustentável.

O seminário é organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e Ministério de Relações Externas da Alemanha (AA).

Clique aqui para mais informações sobre evento.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas