pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

14.12.16
|
Fernando de Noronha ganha local para difusão de conceitos de eficiência energética e energias renováveis
Fonte: Procel Info - 14.12.2016
Divulgação
Pernambuco - A Ilha de Fernando de Noronha ganhou uma nova atração educativa. O Grupo Neoenergia, por meio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), inaugurou na semana passada o Aulas de Energia – Espaço Usina Solar Fernando de Noronha, uma ação que integra o Programa de Eficiência Energética da Celpe. O ambiente possui diversas tecnologias de interatividade e torna acessível a turistas e moradores do arquipélago o universo da realidade virtual. O objetivo principal é difundir os conceitos de segurança, eficiência energética e energias renováveis, envolvendo o visitante em atividades virtuais. Foram aplicados cerca de R$ 500 mil na implantação dos mais modernos sistemas interativos e na estruturação da unidade.

A imersão do visitante no funcionamento de uma usina geradora de energia e na produção solar fotovoltaica acontece em três momentos. A primeira abordagem leva orientações de segurança e inicia uma viagem 360º pela Usina Noronha II, utilizando o óculos Rift (iguais aos óculos usados em jogos eletrônicos). Ao longo do trajeto, o visitante receberá todas as informações pertinentes à usina por meio de ilustrações e áudio, com foco na educação ambiental.

Em seguida, para que os visitantes assimilem as informações de forma lúdica, serão disponibilizados jogos educativos em uma tela touchscreen (sensível ao toque). Os jogadores podem interagir individualmente ou em grupo. Também nesse ambiente interativo, estarão disponíveis as maquetes virtuais do Grupo Neoenergia.

Por fim, o espaço promove uma das experiências mais impactantes e memoráveis, uma vez que dispõe de um simulador de geração, no qual o visitante será convidado a interagir fisicamente com uma imagem que simula o sol no céu da ilha. Dependendo da posição, o sol emitirá maior ou menor intensidade de luz, iluminando mais ou menos o ambiente. Essa projeção será demonstrada sobre a imagem real da Usina Noronha II. Um medidor simulará a energia gerada no sistema, conforme a intensidade da radiação solar.

O espaço ficará aberto ao público das terças-feiras aos domingos, entre as 14h e 19h. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone (81) 99974-1194 ou pelo e-mail: celpenoronha@aulasdeenergianeo.com.br , os agendamentos são feitos em grupos de no máximo 10 pessoas e o tour tem duração de aproximadamente 40 minutos.

Fundo Mundial para Natureza

A Celpe e o WWF (World Wide Found for Nature) assinaram protocolo de intenções, para promover o Projeto Aulas de Energia, no Espaço Usina Solar Fernando de Noronha Com a parceria, a WWF BRASIL disponibilizará profissionais nas áreas de ciências, tecnologia e/ou engenharia, para atendimento ao público visitante do espaço e realizará também estudos sobre impacto das mudanças climáticas no arquipélago.

Centro Aulas de Energia Usina Solar Noronha II

Endereço: Usina Tubarão – Ilha de Fernando de Noronha – PE

Dias de visitação: Semanalmente, de terça-feira a domingo.

Horário: das 14h às 19h.

* Com assessoria de imprensa da Celpe
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas