pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.10.16
|
1º Seminário de Sustentabilidade do TCE/SC busca estimular cultura mais sustentável
Fonte: AdjoriSC - 26/10/2016
Santa Catarina - O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) promove, no dia 11 de novembro, em Florianópolis, o 1º Seminário de Sustentabilidade. Que visa discutir o tema e contribuir para a construção de uma cultura de sustentabilidade, a partir da orientação, informação e qualificação dos servidores públicos. O evento ocorrerá das 13h30min às 18h, no auditório da Instituição.

Para participar, basta fazer a inscrição por meio do Portal do TCE/SC, no banner do evento, na área "Destaques". Serão cinco apresentações de 25 minutos cada e uma intervenção teatral. Estão previstas abordagens sobre as vantagens e os benefícios da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no Brasil, o inventário de emissões de gases de efeito estufa realizado pelo Executivo estadual, a gestão de resíduos sólidos, sob o conceito Lixo Zero, o consumo consciente e responsável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O LEED é uma certificação criada para incentivar a redução do impacto causado pela construção civil ao meio ambiente, promover a eficiência energética, a gestão consciente da água, a qualidade do ar interno e o rigor na especificação de materiais ambientalmente sustentáveis, relacionados também com a operação e manutenção da edificação. De acordo com a GBC Brasil, organização parceira no fomento do LEED no país, 380 empreendimentos já receberam a certificação. Florianópolis possui construções com o selo, inclusive na administração pública, segundo informações das arquitetas Cristina Hana Shoji e Silvana Silvestre, palestrantes do evento.

A apresentação do inventário de emissões de gases de efeito estufa realizado pelo Governo do Estado ficará sob a responsabilidade do diretor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, Daniel Casarin Ribeiro. Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o documento é composto por dados levantados em 86 instituições da administração pública estadual, direta e indireta, referentes ao ano de 2012. "Além do panorama das principais fontes de emissão, a pesquisa aponta possíveis ações para a gestão do problema", salientou Ribeiro sobre o trabalho inédito.

Consumo

Minimizar os impactos negativos e maximizar as boas práticas no planeta é a ideia da consultora de imagem e estilo pessoal, Roberta Melim, que falará sobre a importância do consumo consciente. Em sua participação, ela mostrará que a capacidade de renovação dos recursos naturais já não consegue acompanhar o volume de consumo da humanidade. Além disso, deixará claro que o consumo consciente envolve reconexão pessoal, aspectos das relações interpessoais e reflexão sobre as próprias atitudes. "É possível construir um mundo melhor a partir da escolha de cada um", enfatizou a consultora, ao defender que seja definida a forma de uso e de descarte daquilo que não serve mais.

Outro tema do encontro, o conceito "Lixo Zero" é muito mais do que uma atitude ambientalmente responsável. Quando efetivamente incorporado ele é capaz de trazer benefícios a toda sociedade por meio do planejamento e gestão focados na prevenção à geração de resíduos. As afirmações são do diretor executivo da empresa Aequo Soluções em Sustentabilidade, André Montagna, palestrante do evento. A prática do Lixo Zero é apenas uma das vertentes da gestão de resíduos. Montagna acrescenta que a adoção de padrões de produção e consumo mais responsáveis nas compras públicas também é um importante passo em direção ao desenvolvimento sustentável.

A programação ainda abre espaço para exposição do Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina (MODS-SC), constituído por voluntários que buscam a implantação da chamada Agenda 2030. Segundo a coordenadora-geral do MODS-SC, Adelita Adiers, que representa a Facisc, o movimento procura facilitar a incorporação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - aprovados pela 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) - na prática das pessoas e organizações no Estado. Entre os ODS estão: buscar a garantia de disponibilidade e manejo sustentável de água e saneamento para todos, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, promover o crescimento econômico sustentado emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Também está prevista a intervenção cênica com os personagens Recicleide e Reciclano, que ocorrerá antes do intervalo. De forma divertida e dinâmica, a artista-educadora Karina Signori irá transmitir informações socioambientais relacionadas aos resíduos sólidos. Com figurino e adereços coloridos feitos com materiais recicláveis, ela utiliza elementos da técnica do "clown" (tipo de palhaço) e interage com o público ao lado do músico Fernando Bahia, intérprete de Reciclano.

O evento é gratuito, com vagas limitadas e emissão de certificado de quatro horas. A promoção, coordenação e realização do 1º Seminário de Sustentabilidade é da Comissão Gestora do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no TCE/SC e da Associação de Servidores do Tribunal de Contas (ASTC). A organização é do Instituto de Contas. Após cada apresentação, a ASTC fará sorteios de copos reutilizáveis.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas