pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

22.02.17
|
MME abre consulta pública sobre eficiência de Ventiladores de Teto
Fonte: Procel Info - 21.02.2017

Distrito Federal - O Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública a regulamentação específica da eficiência energética de ventiladores de teto. O objetivo é receber contribuições da sociedade civil e do setor para instituir regras sobre consumo de energia nos produtos fabricados e comercializados no País. A Portaria Interministerial nº49 foi publicada no dia 30 de janeiro.

Quem tiver interesse em participar da Consulta Pública deve mandar suas contribuições até o dia 20 de março deste ano no ambiente disponibilizado pelo MME, mediante cadastro prévio.

Já para participar da Audiência Pública, em 22 de março, é necessário o preenchimento dos formulários específicos disponíveis no sítio do MME e enviá-los para o para o endereço eletrônico específico da consulta, que é o desenvolvimento.energetico.dde@mme.gov.br r , também até 20 de março.

O Ministério também disponibilizou no campo de Consultas Públicas a Nota Técnica Dqual/Dipac 031/2013, do INMETRO, que avalia o impacto da regulamentação que exclui do mercado os equipamentos classificados no atual nível E de eficiência. A regulamentação foi aprovada pelo Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE).

Ventiladores de Teto

A difusão do uso de ventiladores de teto no Brasil é estimada em mais 45 milhões de aparelhos. Em 2009, o número de produtos era de 31 milhões, com a venda média anual estimada em 2,4 milhões de unidades.

Os Programas de Eficiência Energética possuem impacto positivo sobre o meio ambiente ao reduzir a demanda por recursos naturais. Nessa direção, a elevação de padrões de eficiência energética de ventiladores permite um consumo mais sustentável, reduzindo a demanda relativa por energia elétrica e reduzindo emissões de dióxido de carbono (C02).

Esta regulamentação associada ao programa de avaliação da conformidade também aumenta a segurança média destes produtos no mercado.

* Com informações do Ministério de Minas e Energia
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas