pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

04.11.16
|
Aneel abre chamada de P&D para eficiência e microgeração em universidades
Fonte: Brasil Energia - 01.11.2016
Distrito Federal - Para incentivar o crescimento da microgeração e contribuir para a eficiência energética de instituições públicas de ensino superior, a Aneel publicou, nesta terça-feira, aviso de chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D nº 001/2016. O objetivo é que distribuidoras e parceiros invistam recursos de P&D em projetos que envolvam ações para minimizar os gastos públicos dessas instituições com energia elétrica e para desenvolver conhecimento técnico sobre o tema.

A chamada “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior” faz parte dos esforços do governo federal para incentivar a microgeração e foi criada durante os estudos do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD).

Potencial de conservação

“A despesa das Instituições Públicas de Educação Superior com energia elétrica é um de seus principais itens de custeio, de modo que uma quantia vultosa de recursos públicos é destinada ao pagamento da fatura de energia elétrica”, escreveu o diretor da agência, Reive Barros.

A Aneel cita dados da Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação, segundo o qual as despesas com energia elétrica são o terceiro maior gasto das instituições públicas de ensino superior, correspondendo a cerca de 9% dos gastos apurados em 2015, que somaram R$ 430 milhões.

A limitação da chamada para instituições de ensino superior, unicamente, é justificada pela necessidade de um corpo técnico próprio qualificado para a elaboração e o acompanhamento da execução dos projetos.

Cronograma

As distribuidoras interessadas em participar do projeto devem manifestar interesse em até 15 dias após a publicação da chamada. A Aneel divulgará as interessadas em até cinco dias após este prazo. O proponente deve necessariamente ser uma distribuidora, mas geradoras e transmissoras podem participar como cooperadas.

Os projetos devem ser iniciados em até dois meses após divulgadas as interessadas e devem ser concluídos em até três anos. São obrigatórias para os projetos ações de levantamento e registro de dados e criação de um Grupo de Gestão Energética (GGE) ou Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) em cada instituição de educação, que pode ser federal, estadual ou municipal.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas