pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

22.02.17
|
Inmetro publica Portaria para certificação de luminárias destinadas à iluminação pública
Fonte: Jornal da Instalação - 21.02.2017
São Paulo - O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou no dia 15 de fevereiro de 2017, a Portaria nº 20, a qual determina a certificação compulsória de luminárias públicas que utilizam LED e lâmpadas de descarga. O objetivo, além de regulamentar o setor, é que os produtos obtenham o máximo de eficiência energética e ofereçam segurança aos usuários. O LED vem transformando o mercado luminotécnico, e por isso, certificar as luminárias que usam a tecnologia só trará benefícios ao mercado.
As empresas e as associações do setor luminotécnico vêm discutindo com o Inmetro sobre a certificação compulsória de luminárias LED há certo tempo, mais especificamente, desde a Portaria nº 478, publicada em 2013. A partir de agora, observados os diferentes prazos para adequação do mercado, esse tipo de produto deverá ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), atendendo ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
A publicação da Portaria significa um grande passo do setor. “A certificação contribui para a melhoria da qualidade dos produtos atuais e diminui a diferença de qualidade entre os equipamentos, que atualmente é muito grande. A partir da certificação compulsória, o Inmetro poderá autuar fábricas que descumpram esses requisitos, e os municípios não poderão mais adquirir luminárias abertas e de baixa qualidade”, comenta Luciano Haas Rosito, gerente de vendas da Philips Lighting.
Mais informações sobre a Portaria nº 20/2017 estão disponíveis no link: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002452.pdf

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas