pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

22.09.17
|
CPFL Energia evita emissão de 12 toneladas de CFC na atmosfera com projeto de doação de geladeiras
Fonte: JTV Online - 20.09.2017
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, evitou a emissão de 12 toneladas de cloro-fluor-carbono (CFC) desde 2012, quando as distribuidoras do Grupo passaram a mensurar as emissões evitadas com a doação de geladeiras mais econômicas e eficientes aos seus clientes. O CFC é um dos principais responsáveis pela degradação da camada de ozônio e tem potencial de aumentar o efeito estufa 10 mil vezes superior ao do gás carbônico (CO2).

Bancado com recursos do Programa de Eficiência Energética, as distribuidoras do Grupo CPFL nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul promoveram a troca de mais de 68 mil geladeiras entre 2012 e 2016. Os benefícios da iniciativa para o meio-ambiente são significativos no período: além das 12 toneladas de CFC, foi evitada a emissão de duas mil toneladas de CO2 por ano. Para efeito de comparação, esse número é equivalente ao plantio de mais de 15 mil árvores por ano.

A ação integra o projeto “Comunidades Eficientes”, que tem como objetivo contribuir para a redução do consumo de energia entre os clientes de baixa renda por meio da troca de equipamentos ineficientes e da doação de modelos mais adequados. Com isso, os clientes das concessionárias do Grupo alcançaram uma economia na conta de luz de 25,421 mil MWh por ano, o suficiente para abastecer 127 mil residências por um ano com um consumo mensal de 200 kWh.

“Além de contribuir para a preservação da camada de ozônio e para a redução do efeito estufa, o projeto também promove a consciência da população sobre o uso racional dos recursos energéticos”, comenta o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia. “Como uma concessionária de um serviço público, é nosso dever conscientizar a população de que a energia elétrica é um recurso essencial ao bem-estar e ao desenvolvimento da sociedade”, conclui.

Atualmente, a geladeira é um dos principais “vilões” da conta de luz dos consumidores brasileiros. De acordo com estimativas da gerência de Eficiência Energética da CPFL Energia, os modelos mais antigos chegam a representar até 24% do consumo de um cliente. Nos equipamentos atuais, mais eficientes, essa participação varia entre 10% e 15%. Entre 2012 e 2016, o Grupo já investiu R$ 54,4 milhões na doação de geladeiras.

Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

A proteção da camada de ozônio é uma das prioridades ambientais em todo o mundo. Em 16 de setembro de 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou essa data como o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio, dia no qual também é celebrado a assinatura do Protocolo de Montreal, em 1987. Nele, os países signatários se comprometeram a reduzir rapidamente a produção e consumo de gases artificiais que prejudicassem a camada de ozônio.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da CPFL Energia é desenvolvido pelo Grupo desde 1998 e tem por objetivo preservar os recursos naturais e promover educação para o uso racional de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício. Os recursos do programa provêm do valor arrecadado nas contas de luz. Essa verba retorna para a sociedade, por meio de projetos que buscam tornar mais consciente a relação das pessoas com a energia elétrica, fazendo com que esta seja utilizada com responsabilidade.

Sobre a CPFL

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usinas solares. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.258 MW no final do primeiro trimestre de 2017.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas