pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

01.02.17
|
Santo André: economia de R$ 1,5 milhão no consumo de energia elétrica
Fonte: Abc do Abc - 31.01.2017
São Paulo - Nesta terça-feira, 31, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, participou do lançamento do Projeto de Gestão Energética com a AES Eletropaulo, que racionalizará os gastos com energia e está integrado à nova política de modernização administrativa do município. Além da capacitação de servidores, realizada pela concessionária, será montado um diagnóstico das instalações municipais, dando suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica. Com a medida espera-se uma economia de R$ 1,5 milhão no valor gasto mensalmente.

De acordo com levantamento da Empresa de Planejamento Energético, nos últimos nove anos se notou incremento de 30% no consumo de energia no Brasil. O setor publico contribui com 8% do total gasto no país e dentro dos prédios públicos, em linhas gerais, é a segunda maior despesa dos municípios. Com alterações dos hábitos de consumo, inserção de tecnologia ou mudanças administrativas, que serão implementadas em Santo André, o valor economizado poderá ser realocados em outras áreas do município.

Para Paulo Serra, a parceria vai além de um projeto de eficiência energética e sustentabilidade. “Temos aqui vários aspectos, o educacional e sustentável, mas também o econômico e financeiro. Todos sabem que assumimos com uma séria crise orçamentária, e neste primeiro mês a maioria das medidas que tomamos foram de austeridade, com corte de gastos e enxugamento da máquina, que nos faz projetar já neste primeiro ano uma economia de 30 milhões. Além deste importante aspecto, temos o do treinamento da nossa equipe, do início de nossa política de valorização do servidor”, destacou.

Rubens Leme, representante da concessionária de energia, frisou os passos do projeto na cidade. “Nosso objetivo é trazer à consciência e criar índices de performances dos vários prédios públicos e com isso administrar, fazer a gestão do consumo de energia, usando de forma eficiente e sem desperdício. É importante não haver a descontinuidade, já que quanto mais tempo o projeto durar, maiores serão os resultados”, finalizou.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Eletropaulo, que investe anualmente parte de sua receita em ações de Sustentabilidade e no combate ao desperdício de energia elétrica, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas