pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

16.09.16
|
Comerc Energia: “O Custo de Não Fazer” eficiência energética e o retorno de investimento
Fonte: Portal Setor Energético - 15.09.2016
Brasil - A conta de um milhão de reais de um shopping center com área de 35 mil metros quadrados pode ser significativamente menor se o empreendimento investir na eficiência energética de seu sistema de ar condicionado e de iluminação. No primeiro caso, a economia potencial a ser obtida pode alcançar até 50%, com um retorno do investimento entre 36 e 72 meses. No segundo, pode chegar a 60%, com um retorno do investimento entre 18 e 42 meses. Assim, o “custo de não fazer” o investimento, ou seja, quanto este shopping center deixa de economizar, chega R$ 135 mil reais mensais, na climatização, e de R$ 180 mil, na iluminação. O cálculo foi apresentado por Marcel Haratz, diretor da Comerc ESCO, unidade do grupo Comerc Energia, durante palestra na Latin American Utility Week, em São Paulo, nesta quinta-feira (15).

Criamos o “O custo de não fazer” para mostrar quanto cada tipo de empresa deixa de economizar mensalmente ao não buscar ser mais eficiente no uso de sua energia elétrica”, explica o diretor. Ele calculou qual é a economia mensal de vários itens de consumo de energia elétrica de um hotel ou edifício comercial, de uma fábrica de médio porte, de redes de varejos, de um supermercado de médio porte.

Conscientização

“Esta foi uma forma de conscientizarmos empresas de vários perfis diferentes sobre a importância do tema já que, simultaneamente, a eficiência energética proporciona a redução no consumo de energia, a redução da conta de energia, um aumento de produtividade e o aumento da confiabilidade”, argumenta Haratz. A eficiência energética também tem um impacto na macro economia. “Em larga escala, a eficiência energética também reduz a emissão de CO2 na atmosfera e diminui a pressão por novos investimentos do País tanto na infraestrutura da geração de energia, quanto na sua transmissão e distribuição”, argumenta o executivo.

Desperdícios em larga e pequena escala

Uma parte expressiva da energia utilizada no Brasil é totalmente desperdiçada. Haratz ressalta, por exemplo, que a Usina Hidrelétrica de Itaipu produziu 89.215 GWh em 2015. “Segundo a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Conservação de Eenrgia), desse total, 67% foi totalmente desperdiçado devido a ineficiências no consumo”, informa ele. Também nas residências é possível aumentar a eficiência energética de forma expressiva. Basta para isso que as pessoas troquem suas lâmpadas por LED. “Se você pegar uma lâmpada fluorescente comum, de 40 W, cuja vida útil é de oito mil horas, e substituí-la por outra de mesma eficiência luminosa, de LED, a potência necessária é a metade (18 W) e a sua vida útil é de 40 mil horas”, exemplifica o executivo.

O tema da eficiência energética ganha maior relevância ante um cenário de desaceleração econômica vivida no Brasil e os significativos aumentos nas tarifas de energia elétrica do mercado cativo ao longo dos últimos anos. “Para fazer frente a esses desafios, o gestor de uma empresa ou o dono de uma residência tem como saída a redução de seus custos operacionais”, comenta.

Pagamento do investimento com a economia gerada

Haratz pontua que a eficiência energética traz, ainda, mais uma boa notícia. Empresas como a Comerc ESCO, investem 100% dos recursos necessários para o desenvolvimento e implantação das soluções de eficiência energética e o cliente paga apenas uma parcela mensal da economia alcançada.

Esta noticia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas