pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.05.17
|
Conta de energia mantém taxa extra. Veja dicas para reduzir o consumo
Fonte: A Tribuna - 09.05.2017

O calor deu uma trégua e agora começa a época mais seca do ano. Como o frio já deu as caras, tem muita gente que aproveita para ficar mais tempo no banho. Só que esse conforto tem um preço que pode surpreender no final do mês. 

Desde abril, a conta de energia já está mais cara por conta da bandeira vermelha, no patamar 1, que tem um custo extra de R$ 3,00 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, devido à seca a bandeira vermelha pode se estender até novembro, quando começa o período das chuvas.

“Ninguém gosta de pagar mais, mas a tarifação é um sinal para o consumidor de que ele tem que economizar energia. Só uma mudança no clima pode alterar isso”, afirma Renato Mendes, consultor da Thymos Energia.

Para não ficar no prejuízo com a conta de energia, a saída é economizar, principalmente no uso de um dos maiores consumidores de energia em casa, o chuveiro elétrico.

O primeiro cuidado é na hora da compra. Fuja dos produtos com as maiores potências. Enquanto um modelo de 4.500 watts tem um gasto médio de 72 quilowatts-hora por mês, um chuveiro de 5.500 watts consome cerca de 88 quilowatts-hora. 

Outro ponto importante de se observar é a etiqueta do Inmetro, que indica qual o nível de eficiência energética do equipamento – “A” mais eficiente até o “E” menos eficiente – e o selo Procel, que sinaliza aos consumidores os equipamentos mais eficientes do mercado.

Com o equipamento já escolhido, é a vez de economizar na hora de usar o chuveiro.

Além de ser rápido, a posição da chave de temperatura pode alterar o valor da conta no final do mês, que pode ficar mais cara se o aparelho ficar o tempo todo na posição mais quente/inverno. Confira outras dicas de economia a seguir.

Chuveiro elétrico
Agilidade - Com os dias mais frios, ficar com a temperatura de inverno e tomar banhos demorados vai custar caro. Procure ser rápido e tomar banhos mais curtos de até cinco minutos.
Potência - Vale verificar a potência do chuveiro. Conforme o clima de sua cidade, uma potência menor pode ser adequada ao seu uso.

Ar-condicionado
Tudo fechado - Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado para evitar gasto extra de energia.
Manutenção - Fiação adequada e filtros limpos ajudam a economizar.

Geladeira
Porta fechada - Só deixe a porta da geladeira aberta durante o tempo necessário.
Varal - A parte traseira do eletrodoméstico deve ficar afastada da parede para ventilação e também não se deve fechá-la, utilizando-a para secar roupas.
Choque de temperatura - Evite colocar alimentos quentes dentro do aparelho e regule a temperatura de acordo com a quantidade de produtos e estação do ano.

Iluminação
Luz natural - Procure aproveitar ao máximo a luz do dia, usar lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo.
Tinta - Para ajudar a deixar o ambiente mais iluminado, vale pintar as paredes de cores claras.

Aparelhos em stand-by
Fora da tomada - Não deixar equipamentos ligados na tomada, quando for ficar fora durante muito tempo.


Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas