pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.11.17
|
Com aumento da conta de luz, veja como economizar energia com a geladeira
Fonte: Jornal Dia Dia - 08.11.2017
O aumento da tarifa de energia elétrica em todo o país chamou a atenção dos consumidores para a economia de luz. Algumas medidas podem ser adotadas para reduzir o consumo em alguns eletrodomésticos. É o caso da geladeira, que se tornou item indispensável para o estilo de vida moderno. É graças a ela que conservamos alimentos de vários tipos, além de manter bebidas e sobremesas geladas nos dias quentes de verão.

Entretanto, os benefícios que os refrigeradores trazem têm o seu preço: eles estão entre os eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica – e alguns modelos, como o frost-free duas portas, ganham até mesmo das máquinas de lavar louças quando o assunto é consumo.

Veja, a seguir, algumas dicas práticas que podem fazer toda a diferença na hora de economizar a energia elétrica consumida pelo seu refrigerador.

Selo Procel

O Selo Procel de Economia de Energia é responsável por oferecer aos consumidores uma ferramenta para medir a eficiência de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos com relação à quantidade de energia consumida. A nota do Selo é baseada nos índices de desempenho e consumo dos equipamentos, que são avaliados nos testes.

Investir em geladeiras com uma boa avaliação do Selo Procel é o primeiro passo para economizar e evitar números altos nas contas de luz.

Portas sempre fechadas

Manter a porta do congelador aberta por longos períodos dificulta a economia de energia. Além da luz acesa do aparelho, as portas abertas permitem a saída do ar frio, desequilibrando a temperatura interior do eletrodoméstico, forçando-o a reiniciar o resfriamento. Para mantê-la sempre na temperatura correta, é indicado deixar espaços entre os alimentos em seu interior, para que o ar frio circule entre eles.

Também é aconselhado ficar de olho na vedação entre as borrachas da porta, para garantir que o eletrodoméstico esteja devidamente fechado. Outra dica é regular os pés do congelador, assim ele fica ligeiramente inclinado para trás e a porta se fechará com mais facilidade, mesmo quando não for empurrada com muita força.

Atenção com a limpeza

Manter sua geladeira limpa e organizada pode contribuir para a economia elétrica. Afinal, a organização impede que você tenha que ficar procurando alimentos por muito tempo, deixando a porta aberta.

Além disso, fazer o degelo regular do refrigerador é muito importante, pois o gelo acumulado nas paredes internas acaba fazendo com que o aparelho gaste ainda mais energia para manter as baixas temperaturas.

O mais indicado é descongelar a geladeira e o freezer e esvaziá-los todas as vezes que for viajar ou se ausentar de casa por um período mais longo. Deixe o aparelho desligado, de preferência fora da tomada.

Posição ideal

Ao instalar seu refrigerador, é importante pensar na posição que ele ocupará na sua cozinha. Evite deixá-lo muito próximo ao fogão, aquecedores ou a lugares onde a luz do sol chegue diretamente.

O mais indicado é procurar por um ambiente ventilado e sempre garantir de manter a distância apropriada (de 15 a 20 cm) das paredes e dos armários. Deixe a grade da parte traseira do eletrodoméstico sempre livre para a circulação de ar, pois isso é importante para o resfriamento. Evite pendurar roupas ou panos de prato.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas