pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
ERROR: undefined: Unspecified error
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel
ERROR: undefined: Unspecified error

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar
ERROR: undefined: Unspecified error

03.10.16
|
Como economizar gastos com energia elétrica e água em casa
Fonte: Habitat Brasil

Brasil - Com a chegada dos meses de verão, vemos um aumento espantoso no consumo de água e energia elétrica dentro das casas. O uso excessivo de ventiladores e um consumo exacerbado de água encanada contribuem não só para contas mais caras como também para prejuízos ambientais.

Em comunidades de baixa renda, esse problema é ainda maior. Normalmente construídas de forma precária e em locais com adensamento excessivo, a grande maioria das moradias nestas comunidades sofrem com mofo, umidade, temperatura elevada e instalações inadequadas ou ilegais de fornecimento de água e energia.

Na comunidade de Vila Esperança (Candeias/BA), o caso não é diferente. As casas possuem poucas janelas e o telhado muito baixo, dificultando a circulação do ar e a iluminação natural da casa. Por consequência, as famílias que ali vivem passam grande parte do dia com ventiladores ligados e luzes acesas. As instalações elétricas são antigas e inadequadas, com fios soltos que conduzem energia dos postes na rua, apresentando um grande risco para as famílias de incêndio e choque elétrico. Esse uso excessivo resulta em contas de energia mais altas, que prejudicam o orçamento familiar de famílias que vivem, em média, com renda mensal de apenas um salário mínimo.

Para solucionar estes e outros problemas de precariedade das casas, Habitat começou a implementar um projeto de melhorias habitacionais com soluções sustentáveis na comunidade. Em parceria com a Dow Brasil, 30 famílias estão sendo beneficiadas com projetos de reforma que visam também a economia de água e energianas casas.

Mas quais são algumas das soluções que podemos usar para economizar energia e água em casa?

Instalação de arejadores nas torneiras

Os arejadores diminuem a quantidade de água liberada por minuto sem alterar a pressão da água. Ou seja, temos a impressão que o fluxo de água não mudou. Assim podemos economizar água sem nem perceber! Os arejadores são instalados nas torneiras e você mesmo pode fazer. Basta roquear os arejadores nos bicos das torneiras e pronto.

Mas atenção: os produtos devem ser das mesmas marcas ou compatíveis. Arejadores podem ser encontrados em lojas de materiais de construção ou lojas de louças sanitárias.

Pintura do telhado externo de branco

O telhado branco é uma solução simples que diminui o calor emitido dentro da casa em até 30%. A técnica deve ser usada principalmente em cobertas de fibrocimento (as famosas telhas Brasilit), que são mais quentes. Utilize uma tinta à base de cal, na cor branca, para pintar o telhado na íntegra.

Descarga de duplo acionamento

Devemos utilizar o sistema de descarga que libera quantidade de água de três e seis litros, com duplo acionamento. Assim você controla a quantidade de água em função da necessidade.

Mecanismos de armazenamento/reutilização de água

A água que utilizamos durante o banho ou para lavar roupas pode facilmente ser reaproveitada nas bacias sanitárias. Para isso, é necessário a instalação de um mecanismo simples, que direciona a água utilizada no banho ou no tanque para um reservatório específico que, através de um cano, é acoplado à bacia sanitária. É importante tomar alguns cuidados para garantir a salubridade da água: utilizar cloro no reservatório elimina a incidência de germes e realizar uma limpeza do reservatório de 15 em 15 dias também é recomendado.

Lâmpadas fluorescentes ou de LED

As lâmpadas fluorescentes gastam bem menos energia e duram muito mais que as lâmpadas incandescentes. Além disso, as lâmpadas fluorescentes não emitem calor, o que torna o ambiente mais agradável. A iluminação fluorescente é 66% mais econômica que a iluminação incandescente e dura seis vezes mais que uma lâmpada comum. Além disso, podem ser ligadas e desligadas sem risco de queimar. Só benefícios!

As lâmpadas fluorescentes podem ser adquiridas em qualquer loja de construção, supermercados e armazéns.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas