pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

06.02.17
|
Data Center eficiente é possível com planejamento e uso inteligente dos recursos
Fonte: TI Bahia - 06.02.2017

Bahia - A eficiência do Data Center é uma das maiores preocupações dos gestores de TI. Por isso, estes profissionais devem estar sempre conectados às novidades que o mercado oferece. Aumentar o desempenho, reduzir os gastos e minimizar problemas futuros devem ser os principais objetivos, sempre levando em consideração a projeção de crescimento da empresa e o orçamento disponível.

Na entrevista abaixo, Daniel Fazenda Freire (*), CEO da TIER4 Intelligent Solutions, explica como é possível projetar Data Centers neste formato e dá dicas para que os gestores possam usar com inteligência a orçamento disponível para criar o ambiente adequado às necessidades do cliente.

Quais características um bom Data Center deve ter para gerar eficiência, reduzir gastos e otimizar o tempo de pessoal?

Daniel Fazenda Freire: Antes de tudo é preciso atenção ao projeto do Data Center: é durante a sua concepção que são escolhidas as técnicas que vão ajudar a melhorar a eficiência energética. Definir com clareza o sistema de condicionamento é um dos pontos fundamentais, uma vez que ele é o responsável pela redução de até 50% do gasto energético. Além disso, os sistemas de energia de alta performance também precisam de atenção, pois evitam desperdício de energia.

Das soluções atuais para Micro DC e DC container, quais tecnologias não podem faltar para gerar esta eficiência?

Daniel: Em ambas as soluções, buscamos dimensionar o sistema de condicionamento de ar isolando os corredores quente e frio. Com isso, maximizamos a eficiência do sistema e conseguimos redução do gasto de energia em até 25%. No Pre Fabre Data Center, por exemplo, optamos também por utilizar soluções como pintura nano térmica e telhado verde para atenuar ainda mais o calor gerado pelo ambiente e assim, reduzir a carga de condicionamento necessária.

Dos diversos problemas enfrentados pelos gestores de TI, quais são os que merecem maiores atenção quando falamos de soluções para Data Centers?

Daniel: Todos sabem que nem sempre o orçamento do gestor de TI é compatível com o projeto ideal do Data Center. Nestes casos, acredito que é mais palpável optar por soluções modulares que permitam crescimento de acordo com a demanda da empresa. Assim, o investimento é feito sempre de forma eficiente, com os melhores equipamentos e, consequentemente, melhores resultados.

Quanto as aplicações de Boas Práticas, quais dicas pode dar para ajudar gestores de TI a escolheres os melhores parceiros, fornecedores de facilities e soluções para Data Centers?

Daniel: Antes de tudo é preciso pesquisar sobre as novidades que o mercado oferece, sempre levando em consideração a projeção de crescimento da empresa e o orçamento disponível para o Data Center. Com essas informações é possível buscar soluções para criar o melhor ambiente para o cliente e evitar problemas futuros. Outro ponto importante é a contratação para execução no regime de turn-key (quando é contratada uma só empresa para realizar todo serviço, do projeto à implantação). Isso porque são inúmeros sistemas que funcionam em conjunto e, para ter pleno funcionamento, é preciso uma integração total.

* Daniel Fazenda Freire é Engenheiro Civil e diretor das empresas D2F Engenharia e TIER4 Intelligent Solutions, integradora de soluções na área de TI, focada na construção, otimização e implantação de Data Center.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas