pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

06.03.17
|
Família opta por energia solar para evitar desperdício
Fonte: Envolverde - 06.03.2017

Brasil - É possível afirmar que o sol é brasileiro. Apesar de suas variações de tempo, em alguns estados do país intertropical, localizado no Hemisfério Sul e abaixo da Linha do Equador, o astro rei brilha o ano inteiro. E é por isso, que o Brasil tem potencial e já está em tempo de se transformar em uma das maiores nações que produz e consome energia solar fotovoltaica do mundo.

“O brasileiro precisa entender que é possível, simples e barato transformar o consumo de energia dentro de casa, que essa realidade não precisa ser somente europeia”, explica Pedro Pintão, engenheiro e sócio-diretor da NeoSolar Energia, empresa paulista especializada em soluções para energia solar. “Mais que compreender, é preciso agir”, completa.

E é agindo que o policial militar ambiental Luiz Alberto Vilalva, de 41 anos, colabora para a transformação brasileira. Casado e pai de família, já tem em sua residência de 220 m² em Campo Grande, MS, energia solar térmica há anos e há alguns poucos meses, trocou a energia elétrica pela solar fotovoltaica. “Por que não usar essa energia renovável na casa toda?”, questiona. “A luz que não se apaga, se paga. Aprendi com minha mãe, Dona Edna, a amar e respeitar o meio ambiente e essa lição já foi passada aos meus quatro filhos desde muito cedo”, conscientiza-se ainda. O projeto conta com 15 painéis o que corresponde a 3,9 kW o que dá retorno energético mensal de 480 kWh mês. “É tudo descomplicado e rápido: a necessidade é avaliada, o projeto elaborado e executado”, fala.

Ainda de acordo com Luiz Vilalva, que não suporta o desperdício, é preciso desmistificar o uso da natureza bem como o processo de instalação e geração da energia solar. “O mecanismo é bem mais simples do que noticiam e não me sinto nada culpado em desfrutar com conforto e qualidade a iluminação dentro de casa”, relata.

Entre as várias vantagens de se utilizar a energia solar totalmente renovável e infinita estão: benefícios ambientais, fácil instalação e manutenção, não poluição,pode ser usada em áreas remotas onde não existe energia e mexe diretamente no orçamento da casa, uma economia de até 85% ao mês.

De classe média e totalmente preocupado com as futuras gerações, Luiz defende e atua na causa de que a energia deve ser usufruída com inteligência. “Apague a luz”, conclui.

Tome Nota:

Desde 2012, a Resolução Normativa 482 da ANEEL entrou em vigor e regulamenta que qualquer residência ou indústria poderá instalar um sistema de micro ou mini geração distribuída para o auto consumo.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas