pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.09.16
|
Aumenta busca por certificação ambiental de pequenas e médias empresas
Fonte: Folha de São Paulo - 25.09.2016
São Paulo - Para aumentar as oportunidades comerciais, pequenos negócios no país têm buscado certificações ambientais. O selos são pré-requisito para fornecer para algumas empresas ou obter financiamentos.

"Aumenta o número de empresas de micro a médio porte que buscam certificação, seja porque fornecem para grandes marcas preocupadas com isso, seja para participar de financiamentos ou no mercado externo", diz Lucas Engelbrecht, da consultoria SGS.

Os selos ambientais são exigidos em vários processos de licitação e ajudam nos negócios, diz Beatriz Cricci, CEO da BR Goods, fabricante de divisórias hospitalares e cortinas em Indaiatuba (SP).

Ter a ISO 14001 foi fundamental para a empresa de 25 funcionários ser fornecedora da Rio-2016. "Clientes perguntam se temos a ISO antes de solicitar orçamento", conta.

A certificação ocorreu em 2014, depois de dez meses de adaptação e custo de R$ 30 mil. O descarte correto de resíduos era o principal gargalo, solucionado com escolha de empresas licenciadas para recebê-los, e com o reaproveitamento de insumos.

"O passo inicial para a sustentabilidade deve ser a ISO 14001, porque faz uma análise crítica da produção e do ciclo do produto", afirma Renata Menezes, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O custo varia conforme a área da empresa e seus impactos ambientais.

"A certificação traz um salto gerencial para a empresa, que institui procedimentos com alto padrão de qualidade", analisa Suenia Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade. E ainda pode gerar economia de até 30% em gastos com energia e de até 20% na compra de insumos, de acordo com ela.

Além do ISO, outras certificações comuns no país são o LEED e o Acqua (para edificações), o Procel (eficiência energética), o FSC (áreas e produtos florestais) e o Rótulo Ecológico da ABNT.

PASSO A PASSO DA CERTIFICAÇÃO

Mapa dos impactos

Na primeira etapa são analisados o consumo de água e de matérias-primas (como combustível), as emissões de gases do efeito estufa, o uso resíduos perigosos e o risco de contaminação

Treinar é preciso

Em um segundo momento, os funcionários aprendem os novos processos e a importância da lógica sustentável. Também são feitos ajustes necessários para se adequar à legislação ambiental

Mudanças definidas

Por último, é preciso estabelecer indicadores de desempenho. Eles vão definir os níveis de redução de consumo de água e de energia, a meta de diminuição de emissões de CO2 e o tamanho do aumento do tratamento de resíduos

Fontes: Lucas Engelbrecht, da SGS, Renata Menezes, da ABNT, e Suenia Sousa, do Centro de Sustentabilidade do Sebrae

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas