pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.05.17
|
Solarize promove workshop "Simulação de sistemas de energia fotovoltaica com PV*SOL"
Fonte: Procel Info - 12.05.2017

Brasil - As vantagens da geração própria de energia solar (geração distribuída) em termos de economia, ecoeficiência e segurança são muitas, seja para residências e pequenos comércios; ou para grandes consumidores como empresas, shoppings, escolas, supermercados etc. Mas, segundo o especialista em energia solar, Hans Rauschmayer, se o sistema não for bem projetado, os investimentos podem não compensar, ou podem até mesmo se transformar em prejuízo.

Uma das ferramentas mais amplamente utilizadas hoje no mundo inteiro e no Brasil para elaborar cálculos precisos no dimensionamento de sistemas fotovoltaicos, garantindo sua ecoeficiência, é o software PV*SOL premium, fabricado pela alemã Valentin Software. A facilidade de uso e as funcionalidades fazem dele o programa preferido por engenheiros, arquitetos, técnicos e projetistas na simulação de projetos de geração distribuída de pequeno e médio porte.

Durante o COBES — II Congresso Brasileiro de Energia Solar, que será realizado paralelamente à Exposolar, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo — Hans Rauschmayer fará workshops nos dias 17 e 18 de maio, das 16h20 às 18h, mostrando como funciona o programa, quais as facilidades que oferece, e como usá-lo para projetar sistemas de forma mais precisa, reduzindo riscos e perdas. 

“A grande vantagem no uso do software é poder planejar os gastos e custos com energia, eliminando o risco do fluxo de caixa. A empresa saberá quanto vai ser a curva de energia e não ficará suscetível a aumentos imprevistos, como o das bandeiras tarifárias, por exemplo”, explica.

Hans, que é um dos sócios da Solarize — referência em cursos de capacitação solar — convenceu o fabricante do PV*SOL a incluir tarifas brasileiras de energia nos cálculos do programa para sistemas de microgeração (abaixo de 75 kW). E mais recentemente também foram incluídas tarifas para grandes clientes, imprescindíveis para projetos de minigeração de consumidores na faixa entre 75kW e 5MW.

Serviço

Workshop Simulação de Sistemas Fotovoltaicos com PV*SOL
COBES – II Congresso Brasileiro de Energia Solar
Data: 17 e 18 de maio, das 16h20 às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, 5º andar, São Paulo, SP)


Sobre o software PV*SOL premium

Um dos mais utilizados no mundo inteiro para a simulação de sistemas fotovoltaicos e continuamente adaptado ao Brasil. Além da tradução para o português local, calcula as tarifas brasileiras de consumo residencial e comercial. É reconhecido pela facilidade nas aplicações, e tem como destaques:

- O menu orienta o usuário na elaboração do projeto, passo a passo, numa sequência lógica e simples;
- Em poucos cliques é possível criar cenários 3D, compreensíveis por clientes leigos;
- O software prevê horizonte, prédios, recortes no telhado, vegetação, antenas e muito mais para o cálculo do sombreamento, que é crítico para instalações fotovoltaicas;
- Módulos e inversores são configurados e verificados na montagem do projeto;
- A simulação usa dados climáticos precisos e detalhados;
- O resultado é apresentado em um relatório, que inclui retorno financeiro e outros gráficos.

Veja os tutoriais (em português): http://www.solarize.com.br/site_content/22-software-pv-sol/147-tutoriais-para-o-software-pv-sol-portugues


Sobre Hans Hauschmayer:

Reconhecido especialista em energia solar, capacitado em cursos no Brasil e na Alemanha. Consultor e instrutor do Sebrae e da Rede Tecnologia do RJ em energias renováveis. Professor convidado para cursos na UFRJ, PUC-RJ, entre outras universidades. Palestrante em congressos nacionais e internacionais. Projetou o primeiro sistema solar conectado à rede no Rio de Janeiro, onde funciona o escritório da empresa.


* Com informações MAR Assessoria de Comunicação
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas