pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.01.17
|
Aeroporto de Viracopos desenvolve projetos na área de sustentabilidade
Fonte: Procel Info - 09.01.2017
Divulgação
São Paulo - O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), desde sua concessão à iniciativa privada, desenvolve projetos que contribuem com a melhoria dos processos e busca da sustentabilidade.

Um dos projetos incluem, por exemplo, que todo o esgoto do aeroporto passe a ser tratado pela Estação Produtora de Água de Reuso (Epar) Capivari II.

O investimento da obra de interligação com a rede pública foi de R$ 319 mil e custeado pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). Em uma segunda etapa, o esgoto tratado por essa estação resultará em água de reuso que poderá ser devolvida para o aeroporto.

“No início utilizávamos lagoas de estabilização e fossas sépticas, onde o esgoto era destinado a uma pequena estação de tratamento no próprio aeroporto. Agora damos mais um passo avançando, lincando o esgoto com a estação Capivari II. Em termos de tratamento de resíduos, isso é muito importante para a sustentabilidade e respeito ambiental”, afirmou o diretor-presidente da Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich.

Quanto as ações referentes à eficiência energética, o novo terminal de passageiros de Viracopos foi projetado para ser sustentável, com uso de energia solar, água da chuva e o uso da luz natural.

Além disso, no novo terminal foram instalados vidros fotovoltaicos, que formam 33 claraboias no teto do terminal.

Viracopos também é o 1° aeroporto a usar bicombustível. O aeroporto começou a produzir energia com gás natural ampliando a autonomia de geração de sua usina das atuais 8 horas para 24 horas. O projeto é parte de um programa de investimentos da Comgás.

O terminal passa a ser, assim, o primeiro do País a utilizar um kit bicombustível que habilita os geradores a diesel a funcionarem simultaneamente com até 70% de gás natural e o restante a diesel. A substituição do insumo vai gerar uma economia de 30% nas despesas com energia elétrica.

“Desde o início do projeto de expansão de Viracopos sabíamos da importância de iniciarmos a geração distribuída para suprimento elétrico do aeroporto. O projeto está em linha com a necessidade de redução de custos, segurança na operação do aeroporto e compromisso ambiental”, afirmou o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Viracopos também implantou em abril de 2014 o “Projeto de Coleta Seletiva”, que consiste em reduzir o lixo que seria encaminhado aos aterros sanitários, gerando uma significativa contribuição para o meio ambiente.

Para a implantação do Projeto de Coleta Seletiva, foi realizada uma parceria entre Viracopos, Corpus Saneamento e Obras e Cooperlínia Ambiental do Brasil.

“De todo esse processo, é importante ressaltar que Viracopos possui total rastreabilidade por meio de documentos de transporte e destinação final dos resíduos”, disse o gerente de meio ambiente de Viracopos, Sérgio Rugai.

* Com assessoria de imprensa
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas