pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

22.03.17
|
Solar Brasil conquista primeiro lugar de regata promovida pela Paróquia de São José
Fonte: Procel Info - 22.03.2017
Divulgação
Rio de Janeiro - Realizada na véspera do dia de São José, considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, a barqueata na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, aconteceu no último sábado, 18, e contou com cerca de 20 embarcações.

A barqueata foi idealizada e promovida pela Paróquia de São José, na Lagoa, conhecida por ser a primeira igreja sustentável do país. Uma das equipes participantes é a Solar Brasil, da UFRJ, bicampeã do Desafio Solar Brasil, principal campeonato de barcos solares do país. Após a procissão de barcos pela lagoa, as equipes de barcos solares também participaram de uma regata incentivada pela paróquia. A equipe Solar Brasil ficou em primeiro lugar da competição.

“É uma honra participar de um evento como esse. O padre Omar é um grande entusiasta de projetos de energia renovável e isso é fundamental para o crescimento desse setor no Brasil. Ficamos muito contentes com a medalha de ouro e esperamos que todos tenham gostado e mais gente se interesse pelo assunto da eficiência energética”, comentou Ieza Ramos, capitã da equipe.

De acordo com o pároco da igreja de São José, Omar Raposo, é fundamental valorizar a Lagoa Rodrigo de Freitas e conscientizar a comunidade sobre a importância do meio ambiente e práticas sustentáveis. “Queremos fazer um elo entre a comunidade, questões ambientais e a igreja. Nossa paróquia tem o privilégio de estar em uma paisagem linda do Rio de Janeiro e em um ponto que deve ser prestigiado. Então, queremos destacar a importância de práticas sustentáveis, aproximar a comunidade da Lagoa e mostrar que a igreja está aberta para boas ideias e sempre de braços abertos para todos”.

A Paróquia de São José da Lagoa tornou-se a primeira igreja do Brasil a gerar sua própria energia. Contando com 56 painéis fotovoltaicos, a igreja gera 1700kWh/mês, o equivalente a 40% do consumo local.

“Durante o dia, os painéis solares alimentam a igreja toda e de noite é que a igreja consome energia. Estamos em um projeto para trocar as lâmpadas da igreja e fazer um uso racional do ar-condicionado. Queremos fazer uma engenharia de eficiência energética na igreja”, contou Alexandre Pinhel, engenheiro responsável pelos painéis solares.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas