pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

24.05.17
|
CPFL Paulista investe em obras de eficiência energética na RMC
Fonte: Procel Info - 23.05.2017
A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia, investe cerca de R$ 1,4 milhão em obras de eficiência energética no prédio da Justiça Federal de Campinas e no Departamento de Água e Esgoto de Valinhos (DAEV). O edifício da Justiça Federal receberá a instalação de 2.688 lâmpadas LED, que são mais eficientes e consomem menos energia, substituindo a antiga iluminação. O volume de energia economizado com este projeto é estimado em 109,65 MWh/ano, quantidade suficiente para abastecer, aproximadamente, 45 clientes residenciais com consumo médio de 200 kWh mensais por um ano. A ação também evitará emissão de nove (9) toneladas de CO2 e representa o plantio de 54 novas árvores.

Já no DAEV, a CPFL Paulista trocará os sistemas de iluminação e ar condicionado, substituindo os equipamentos antigos por modelos novos e de alto rendimento. A ação vai tornar todo o sistema mais eficiente, tanto do ponto de vista da distribuição de água e tratamento de esgoto, quanto do consumo de energia elétrica. A iniciativa contou com evento simbólico no gabinete da Prefeitura Municipal de Valinhos na última quarta-feira, 17 de maio. O DAEV administra uma rede de água de 642,37 quilômetros (km) de extensão e uma rede de esgoto de 608,28 km.

Após a conclusão das obras, a expectativa é a de que o DAEV obtenha uma economia de energia elétrica de 460 MWh/ano, suficiente para abastecer 191 famílias com um consumo mensal de 200 kWh por um ano, e colabore com 24 kW de demanda retirada no horário de ponta, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, fonte mais cara e poluente. O projeto também contribuirá para a sustentabilidade e o meio ambiente, ao evitar a emissão de 37 toneladas no CO2. Isso representa o plantio de 222 novas árvores.

“Com os novos equipamentos e ao promoverem a utilização inteligente da energia elétrica, as unidades públicas serão capazes de otimizar seus trabalhos”, explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia. “A partir destas obras de eficientização dos sistemas energéticos, é possível contribuir para a otimização energética do sistema elétrico nacional e para a sustentabilidade do planeta, por meio do combate ao desperdício de energia obtida com a transformação da consciência da sociedade em relação aos hábitos de consumo”, arremata.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da CPFL Energia é desenvolvido pelo Grupo desde 1998 e tem por objetivos a preservar os recursos naturais e promover educação para o uso racional de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício. Os recursos do programa provêm do valor arrecadado nas contas de luz. Essa verba volta para a sociedade por meio de projetos que buscam tornar mais consciente a relação das pessoas com a energia elétrica, fazendo com que esta seja utilizada com responsabilidade.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

*Com informações da CPFL Energia
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas