pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

31.07.17
|
Semana de Segurança: Eletrobras alerta para perigo dos “T”s e extensões
Fonte: Primeira Edição - 28.07.2017
Quando o número de tomadas dos ambientes é menor que o necessário, é comum o uso dos famosos “T”s, também chamados de benjamim, estes dispositivos não são recomendados, por comprometerem a segurança do local. A dica é da Eletrobras Distribuição Alagoas, que aponta que as instalações elétricas devem levar em conta o número de tomadas necessárias e a potência total dos equipamentos instalados.

A ligação de vários equipamentos na mesma tomada gera uma sobrecarga na capacidade instalada e pode causar incêndios e até queima de aparelhos. O consumidor deve solicitar a um profissional capacitado que faça os cálculos a partir da demanda necessária e a indicação adequada da bitola de cabos e escolha dos disjuntores.

Outras precauções importantes sobre o assunto: para ambientes onde circulam crianças, é pertinente o uso de protetores nas tomadas. É fundamental ainda que todos os circuitos estejam devidamente aterrados. Se não for possível fazer nenhuma adequação, a recomendação da Eletrobras é utilizar um filtro de linha, em vez do “T”.

Eficiência Energética: A geladeira é um eletrodoméstico importante do lar, mas é preciso ter cuidados na compra e no uso do equipamento. Prefira geladeiras com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), pois elas são mais eficientes e consomem menos energia.

No dia a dia, o consumidor deve evitar abrir a porta da geladeira sem necessidade. A verificação periódica do estado das borrachas de vedação também é importante. Atrás da geladeira não é lugar para estender roupas: isto prejudica o funcionamento do eletrodoméstico e faz consumir mais energia. Outra dica importante é a instalação da geladeira em paredes que não recebam calor, evitando-se locais pertos de fogão ou expostos ao sol.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas