pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

03.02.17
|
RGE doará 15 mil lâmpadas LED para famílias de baixa renda em Caxias do Sul
Fonte: O Pioneiro - 03.01.2017
Rio Grande do Sul - Para estimular e difundir a cultura do consumo inteligente de energia, a Rio Grande Energia (RGE) distribuirá 15.310 lâmpadas com tecnologia LED em Caxias do Sul. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) que destina recursos para doações destas lâmpadas, mais modernas e eficientes. A ação começa na segunda-feira e, ao todo, 3.062 famílias de baixo poder aquisitivo serão contempladas.

Para a triagem de quais famílias participarão, o pré-requisito foi ter o Número de Identificação Social, NIS, o que confirma as condições de vulnerabilidade. A RGE fará a distribuição nas casas. A iniciativa integra o projeto Comunidades Eficientes que pretende reduzir o consumo de energia entre os clientes de baixa renda por meio da troca de equipamentos ineficientes, e da doação de modelos mais modernos e econômicos. A economia esperada é de 653 MWh/ano, equivalente ao consumo anual de 302 famílias. O volume economizado no horário de pico é estimado em 112 kW, o que traz mais estabilidade ao sistema elétrico e reduz a geração de energia térmica, fonte mais cara e poluente.

Embora pequenas, as lâmpadas consomem uma quantidade razoável de energia e a iluminação incandescente pode elevar a temperatura de um cômodo. Lâmpadas de LED são mais indicadas, pois não esquentam o ambiente. A RGE substitui modelos incandescentes com potência de 60W e lâmpadas fluorescente com 20W por modelos de Led com 9W, produzindo o mesmo nível de luminosidade para os ambientes residenciais. O consumo inteligente de energia não faz bem apenas para o bolso, mas também para o meio ambiente.

A doação das lâmpadas deve evitar a emissão de 53 toneladas de CO2.

Para efeito de comparação, isso equivale ao plantio de 318 novas árvores. Além da doação, o projeto também estimula a consciência da população. A RGE promove a visita de agentes comunitários aos clientes beneficiados pelo programa, orientando sobre o consumo inteligente e o uso seguro de energia.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas